União Europeia pede ao YouTube e Netflix para limitarem os seus serviços para evitar problemas!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Com as políticas de distanciamento e quarentena implementadas pela grande maioria dos países devido à pandemia do Coronavírus (COVID-19), os níveis de utilização de internet aumentaram exponencialmente. Para evitar problemas imediatos, a União Europeia pediu à Netflix e YouTube para limitarem os seus serviços.

Apesar de várias operadoras terem afirmado que as suas infraestruturas estarem preparadas para lidar com grandes flutuações de tráfego, a União Europeia prefere jogar pelo seguro. Habitualmente as "horas de ponta" na utilização de internet está limitada a um curto espaço de tempo durante o final do dia.

No entanto, com os atuais problemas causados pelo COVID-19, um representante da Vodafone UK já revelou que a "hora de ponta" passou a ser das 12h00 às 21h00.

Como poderá o YouTube e Netflix limitar o seu serviço?

Se és utilizador constante de ambos os serviços não te preocupes, pois não vais perder o acesso a qualquer um deles. As medidas sugeridas pela UE não passam por limitar o número de acessos, mas sim o volume de banda que cada utilizador pode consumir.

Basicamente, para reduzir consideravelmente o consumo de banda de cada serviço, a UE pediu para que limitassem o streaming dos seus conteúdos a uma definição mais reduzida. A remoção de opção para assistir a séries e filmes em 4K ou até mesmo Full HD iria ter efeitos imediatos nos níveis de consumo.

Infelizmente, vai também reduzir a qualidade na experiência dos utilizadores, que já estão habituados a consumir multimédia na máxima resolução possível.

YouTube e Netflix não são os únicos serviços a que a União Europeia se dirigiu. Essencialmente, o comunicado visa todos os serviços que colocam conteúdo multimédia à disposição dos utilizadores através da internet. Assim sendo, se não queres correr o risco de não poder ver o teu filme favorito em 4K num futuro próximo, faz já o download para que possas assistir offline.

Editores 4gnews recomendam:

  • 20 melhores jogos Android para jogar offline em 2020
  • Filmagens do The Matrix 4 foram suspensas por causa do Coronavírus
  • Disney ajuda os seus fãs e lança o Frozen 2 no Disney+ muito antes do esperado!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.