Muitos meses após ter sido anunciado, eis que o WhatsApp – que continua a somar novas funcionalidades – vai finalmente permitir conversas com aplicações de terceiros. Esta interoperabilidade foi imposta pela Digital Markets Act (DMA) da União Europeia.
Esta novidade é válida tanto para quem tem um telemóvel Android como também para iOS. Convém referir que a decisão é tua: não és obrigado a ativar esta ferramenta.
Assim sendo, vai ser possível a qualquer utilizador – por agora só europeu – comunicar com outros serviços de mensagens, como o Messenger. Os primeiros serão o BirdyChat, focado em conversas profissionais, e o Haiket, uma plataforma de mensagens centrada em áudios.
Poderás então enviar mensagens de texto, imagens, vídeos, ficheiros e mensagens de voz, além de possibilitar a criação de grupos assim que os parceiros estejam prontos para oferecer suporte.
Privacidade total
A Meta – que nos últimos dias está a banir várias contas – assegura que a interoperabilidade será compatível com encriptação de ponta a ponta (E2EE), mantendo o mesmo nível de proteção presente nas conversas normais do WhatsApp. As aplicações de terceiros também deverão adotar padrões equivalentes de encriptação.
Além disso, o WhatsApp vai guiar os utilizadores através de um processo de integração inicial, explicando as diferenças entre as conversas tradicionais e as de terceiros, para que ninguém perca funcionalidades ou se confunda com a nova experiência.
🏆 Prémios 4gnews 2025
Vota nos teus favoritos e ganha prémios incríveis.
👉 Votar agora
