União Europeia poderá forçar a Apple a deixar o conector lightning

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple é uma das poucas marcas que continua com a entrada de carregamento diferente dos outros fabricantes. O cabo lightning até pode ser mais fino, porém, está longe de nos dar todas as possibilidades de rapidez do USB-C.

O lightning é também apenas e só utilizado pela Apple. Só a empresa de Cupertino é que utiliza esta entrada e todas as fabricantes de cabos que querem criar cabos para o iPhone tem de pagar uma licença à Apple.

Vê ainda: Xiaomi Pocophone F1: Especificações do topo de gama reveladas

Para além de ser um produto exclusivo, o cabo lightning é um negócio. Um simples cabo de carregamento do teu iPhone é vendido por 25€ na loja oficial da Apple. Já imaginaste se todos os cabos funcionassem no iPhone? A quantidade de dinheiro que a empresa americana perdia?

Pois bem, tal pode estar para acontecer. A União Europeia anda farta de ver o lixo eletrónico aumentar. Principalmente quando uma simples medida podia reduzir, e muito, esse lixo eletrónico.

Apple poderá de ser obrigada a mudar o carregador lightning no futuro por imposição da União Europeia

Em 2010 a União Europeia apelou a todos os fabricantes que utilizassem cabos iguais. Empresas como a Apple, Samsung, Huawei e até a Nokia assinaram um documento assim como tentariam voluntariamente uniformizar o mercado de forma reduzir o lixo eletrónico.

Passaram 8 anos e tudo continua igual. Por isso é que se está a falar que a União europeia poderá mesmo prosseguir com medidas que obriguem os fabricantes de smartphones na Europa a utilizar um conector único.

A maior parte dos fabricantes já utiliza USB-C. Tirando terminais de gama-média/baixa que ainda utilizam o MicroUSB, só a Apple é que nos dá um carregador, ou seja, neste momento os olhos estão virados para a empresa de Cupertino.

Tenho a certeza que ouviremos mais sobre esta informação. Não vejo a hora que a União Europeia bata o pé e simplifique a vida dos utilizadores. Melhor do que isso, reduza o lixo eletrónico em todo o mundo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy Note 9: Novas informações sobre o preço do terminal

ASUS ROG Phone pode ter com um preço milionário no mercado Android

Essential Phone é o primeiro smartphone não Google a receber Android Pie

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.