A Apple é uma das poucas marcas que continua com a entrada de carregamento diferente dos outros fabricantes. O cabo lightning até pode ser mais fino, porém, está longe de nos dar todas as possibilidades de rapidez do USB-C.
O lightning é também apenas e só utilizado pela Apple. Só a empresa de Cupertino é que utiliza esta entrada e todas as fabricantes de cabos que querem criar cabos para o iPhone tem de pagar uma licença à Apple.
Vê ainda: Xiaomi Pocophone F1: Especificações do topo de gama reveladas
Para além de ser um produto exclusivo, o cabo lightning é um negócio. Um simples cabo de carregamento do teu iPhone é vendido por 25€ na loja oficial da Apple. Já imaginaste se todos os cabos funcionassem no iPhone? A quantidade de dinheiro que a empresa americana perdia?
Pois bem, tal pode estar para acontecer. A União Europeia anda farta de ver o lixo eletrónico aumentar. Principalmente quando uma simples medida podia reduzir, e muito, esse lixo eletrónico.
Apple poderá de ser obrigada a mudar o carregador lightning no futuro por imposição da União Europeia
Em 2010 a União Europeia apelou a todos os fabricantes que utilizassem cabos iguais. Empresas como a Apple, Samsung, Huawei e até a Nokia assinaram um documento assim como tentariam voluntariamente uniformizar o mercado de forma reduzir o lixo eletrónico.
Passaram 8 anos e tudo continua igual. Por isso é que se está a falar que a União europeia poderá mesmo prosseguir com medidas que obriguem os fabricantes de smartphones na Europa a utilizar um conector único.
A maior parte dos fabricantes já utiliza USB-C. Tirando terminais de gama-média/baixa que ainda utilizam o MicroUSB, só a Apple é que nos dá um carregador, ou seja, neste momento os olhos estão virados para a empresa de Cupertino.
Tenho a certeza que ouviremos mais sobre esta informação. Não vejo a hora que a União Europeia bata o pé e simplifique a vida dos utilizadores. Melhor do que isso, reduza o lixo eletrónico em todo o mundo.
Assuntos relevantes na 4gnews:
Samsung Galaxy Note 9: Novas informações sobre o preço do terminal
ASUS ROG Phone pode ter com um preço milionário no mercado Android
Essential Phone é o primeiro smartphone não Google a receber Android Pie
Via