Umidigi Z1 Pro Review / Análise | Serão 6GB de RAM suficientes?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 4 min.

O Umidigi Z1 Pro é um dos primeiros smartphones a serem lançados depois da marca ter mudado do nome "UMi". A empresa chinesa já me surpreendeu no passado e sempre acreditei que tivesse possibilidades de se vingar no mercado.

Com os seus equipamentos a olhar para utilizadores de gama-média, o novo Umidigi Z1 Pro foge um pouco a esta classe, porém, está longe de ser perfeito. O novo terminal da marca até tem especificações que se destacam, como as 6GB de RAM, mas será o suficiente para investires 250€?

Preços e envios do smartphone aqui no link

Este foi o meu smartphone diário durante duas semanas e as minhas conclusões são simples. O Umidigi Z1 Pro tem potencial, mas não é destinado a qualquer utilizador!

Um olhar ao design e construção do Umidigi Z1 Pro

O novo smartphone da marca é muito idêntico ao OnePlus 5 ou mesmo ao iPhone 7 Plus. O design do dispositivo está longe de transpirar originalidade. Já há muito que vinha a dizer que a Umidigi me fazia lembrar a HTC na construção dos seus smartphones, este Umidigi Z1 Pro foge totalmente à ideologia, infelizmente.

Não quero com isto dizer que é um smartphone feio, aliás, "os gostos são se discutem", porém, esperava algo mais da empresa asiática.

Vê ainda: Huawei Honor 6X Review | Um gama-média de qualidade

A qualidade de construção é, na minha opinião, de qualidade. O terminal é maioritariamente construído de metal e para teres uma ideia, estava constantemente a confundir este com o OnePlus 5, equipamento que acompanhava o Umidigi Z1 Pro na altura da review.

O Umidigi Z1 Pro é também um pouco grande. Embora conte com 5.5" polegadas as suas margens são enormes, tal como o iPhone 7 Plus ou mesmo OnePlus 5. De resto, o smartphone transpira qualidade. Até os botões mostram um "clique" acima da média.

O ecrã do Umidigi Z1 Pro que tal?

O ecrã de 5.5" polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080p) é de qualidade. Os vermelhos são intensos e as cores bem saturadas. O brilho automático funciona na perfeição, não sentirás "ghost touches" e ficarás feliz de mandar mensagens e interagir com esta tela.

E as câmaras do Umidigi Z1 Pro

O terminal mostra-nos uma dupla câmara traseira e ao primeiro olhar acreditamos que nos vai finalmente surpreender! A Umidigi, ou antiga UMi, nunca me satisfez nos resultados fotográficos e este Umidigi Z1 Pro mostra-se com o mesmo problema.

Alguns exemplos de imagem aqui

O terminal possuí uma câmara de 13MP com sensor Samsung e uma câmara de 5MP para nos dar um efeito bokeh simplesmente mau, muito mau. Aliás, a câmara é má em todos os aspectos. Mesmo em situações diurnas é complicado conseguir tirar uma fotografia com uma qualidade aceitável onde os brancos não fiquem desvanecidos.

Preços e envios do smartphone aqui no link

Tirar fotografias à noite com este smartphone é deplorável. É preferível piscares os olhos com muita força e memorizares o momento porque a qualidade será bem melhor. Se queres um smartphone com uma boa qualidade fotográfica, escolhe outro!

Na performance, vale a pena?

Onde o Umidigi Z1 Pro brilha é nas suas especificações e performance. O terminal de 250€ oferece 6GB de memória RAM, 64GB de memória interna e um processador MediaTek MT6757 a correr 2.3GHz.

Em nenhuma altura das minhas duas semanas de utilização o smartphone se engasgou! Simplesmente admirável!

O seu User Interface não é dos mais bonitos, lembra-nos um pouco o antigo Stock Android, mas oferece uma experiência fluída e agradável. A Umidigi está de parabéns neste aspeto.

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5.5″ polegadas AMOLED
  • Resolução FHD 1920 x 1080p
  • Processador MTK6757 Octa Core 2.3GHz
  • 6GB de memória RAM
  • 64GB de armazenamento interno
  • Expansível via microSD
  • Bateria de 4000 mAh
  • Android 7.0 Nougat
  • Câmara traseira de 13MP + 5MP
  • Câmara frontal de 5MP

Mas é só isto?

O Umidigi Z1 Pro conta ainda com um leitor de impressões digitais na parte frontal que embora funcione na perfeição, não é dos mais rápidos no mercado. É possível que fique resolvido com uma simples atualização, mas tem isso em conta. O GPS do smartphone não apresentou problemas e as chamadas são de qualidade, tanto de um lado da linha como do outro.

Preços e envios do smartphone aqui no link

Contudo, como referi no início da review, este Umidigi Z1 Pro não é para todos. Se gostas de uma boa câmara fotográfica, não compres este terminal, todavia, se a tua preocupação é performance e fluidez, acredito que ficarás deveras satisfeito.

Este smartphone foi um passo relevante para a empresa chinesa, o gadget dá-nos uma excelente bateria de 4000 mAh num corpo fino e é a primeira vez que vemos tal acontecer na marca asiática.

Outras reviews a não perder:

OnePlus 5 – Review / Análise – Já conheces este smartphone?

Samsung Galaxy J5 (2017) & Samsung Galaxy J7 (2017) – Review/Análise

Bq Aquaris X Pro Review | O melhor da Bq até ao momento!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.