O UMi Plus é o novo smartphone da empresa Chinesa. A maior parte das pessoas que está neste momento a ler este artigo certamente já se reparam com o nome UMi algures na sua vida, e é normal! A marca tem vindo a trabalhar muito bem no mercado mobile e cada vez mais se galvanizam pelo sucesso prematuro.
Desde o seu UMi Rome.
Uma questão que sempre gostei nesta empresa é que ela sabe onde competir e como competir. O design dos smartphones é, na maior parte das vezes, fantástico e quando decidem fazer algo robusto e menos elegante, investem bem nas especificações para o preço solicitado.
Este UMi Plus é bem mais do que apenas uma boa peça de hardware. O terminal é feito para todos aqueles que no passado se viram apaixonados pela empresa HTC e ficaram tristes pelo seu devaneio.
Comparo bastante estas duas marcas porque, quer queiramos ou não, existe aqui uma forte inspiração. Os smartphones são robustos, sólidos, bem desenhados e não tem medo de pesar um pouco mais para nos dar uma boa autonomia. Este UMi Plus é isso mesmo, um equipamento capaz que se mostrará fiel às suas origens.
Design e qualidade de construção
Começando por onde acredito que a UMi tem evoluído bem! O design deste smartphone pode não deslumbrar à primeira vista, mas é nos detalhes que esta empresa me conquista. O UMi Plus dá-nos um design robusto e, tanto na parte traseira como frontal, é um smartphone que se mostra capaz de desviar olhares alheios.
À primeira vista, e de forma leve, vê-se a semelhança com o HTC One M9, traz-me à memória aquilo que seria o perfeito irmão gama-média que o flagship nunca teve. O UMi Plus consegue dar um excelente grip para um terminal nos 200€.
Finalmente a UMi investiu num leitor de impressões digitais na parte frontal, mas a conveniência tem um custo. O smartphone perdeu aquele sexy LED de notificações que normalmente oferece no "botão" home.
O LED foi movido para a parte superior do equipamento e embora já não conte com o glamour de outrora continua a ser uma excelente forma silenciosa de me alertar das notificações perdidas.
As medidas de 75 x 155 x 8.8 mm e o peso de 185g fazem deste terminal grande e pesado para o que o mercado nos habituou, mas nem tudo é mau. Se preferires uma boa autonomia num ecrã de 5.5" polegadas, o dispositivo guarda esse trunfo que poucos conseguem oferecer.
Os botões nas laterais são super bem construídos e seja o volume e On/off no lado direto, ou o botão inteligente (que poderás definir a função) do lado esquerdo, todos eles oferecem um click invejável. Algo que me deixou um pouco desapontado foi o click no botão Home, que para além de pouco agradável, me mete confusão.
O botão Home é sensível ao toque e ao click. Ou seja, com um simples toque o smartphone sabe que queres ir para o menu inicial, o mesmo acontece se o pressionares. Já se quiseres dar um salto às multi-tarefas terás de clicar duas vezes. Mas sendo que o toque e o pressionar fazem o mesmo, o smartphone vê-se muitas vezes questionado do que queres realmente fazer. Acredito plenamente que seria preferível um botão apenas capacitivo de forma a dar mais robustez e solidez à parte frontal do terminal.
Performance e Desempenho
O UMi Plus oferece-nos especificações de um gama-média mais do que capaz. O processador MediaTek Helio P10, as 4GB de RAM e 32GB de memória interna são sinónimo de qualidade na transição de apps ou utilização das mesmas. O smartphone dá-nos ainda a oportunidade de inserir um cartão de memória com mais 256GB e se és um daqueles, como eu, que utiliza dois cartões, ficarás feliz em saber que os podes utilizar ao mesmo tempo.
As suas especificações num vislumbre:
- Ecrã de 5.5 polegadas IPS LCD
- Resolução FullHD 1920 x 1080p
- Processador MediaTek Helio P10 a correr 1.8Ghz
- 4GB de memória RAM
- 32GB de armazenamento interno expansível via microSD
- Bateria de 4000 mAh
- Android 6.0 Marshmallow
- Câmaras de 13MP e 5MP
O User Interface do UMi é simples e muito idêntica a Stock Android. Isto significa que não terás problemas bloatware ou qualquer outra situação. A UMi continua a oferecer uma excelente experiência de utilizador e fico honestamente satisfeito com tal.
Ecrã
O ecrã de 5.5" polegadas FHD é difícil de encontrar num smartphone desta gama de preço. O equipamento dá-nos uma tela de qualidade com cores vivas e vibrantes. Os vermelhos são intensos e embora LCD, fiquei surpreendido com a sua qualidade. O capacitivo é também bastante receptivo e não terás problemas em escrever mensagens de uma forma rápida.
Algo que senti que este ecrã tinha espaço para melhoria foi a nível de software, ou seja, iluminação automática. Nem sempre o smartphone conseguia distinguir quando seria melhor para mim ter o ecrã no máximo, algo que me levou a optar por ser eu a decidir de com o modo manual na maior parte das situações.
Câmaras: Fotografia e Vídeo
Aqui a novidade não é na qualidade fotográfica, mas no que espero que a UMi aprenda com este UMi Plus. A empresa tem investido em câmaras com o UI MediaTek, algo que tenho de admitir que não sou um fã. O User Interface das câmaras de smartphones oriundos da China estão longe da perfeição e é bom ver que as empresas se importam em dar mais e melhor.
A UMi apresentou-nos pela primeira vez este tipo de UI num smartphone e embora seja lento a tirar fotografias e super lento em HDR, vemos que a empresa Chinesa está a fazer um esforço para nos dar algo melhor.
Vê todos os exemplos de fotos aqui
A qualidade das fotografias não é perfeita mas em ambientes de luz terás uma qualidade bastante aceitável. Quando passas para o situações noturnas é aqui que a lente não aguenta. A falta de estabilização de imagem é também um factor negativo nesta câmara fotográfica.
Autonomia
Aqui a história muda de figura. A bateria de 4000 mAh do UMi Plus é um achado nos dias de hoje. São raros os smartphones que me duram até ao final de dia com a minha utilização. Não só este UMi lá chegou, como superou. Chegando ao final do dia o smartphone ainda vivia com 20 a 30% de carga. Quando utilizei como segundo smartphone o UMi aguentou para uns impressionantes 3 dias sem ser ligado à corrente.
De referir que embora carregamento rápido terás de ter um cuidado extra para não perderes o cabo de ligação USB Type-C. O cabo é, aparentemente, como tantos outros, mas a ponta de aluminium é maior do que os normais cabos. Quando ligava um outro cabo de carregamento, simplesmente saltava para fora, desligando a conexão.
Extras
Ainda a referir é a sua qualidade de chamadas. O dispositivo deu-me uma conexão saudável com uma boa audição e boa conversa no seu todo. Infelizmente quando ativava o alta-voz a situação mudava de figura. As colunas de fraca intensidade deixam a desejar e este é de facto um ponto a melhorar.
Conclusão
Em suma, este UMi Plus é uma compra de qualidade. Nos dias de hoje comprar um smartphone desbloqueado, dual-SIM por 200€ já não é muito difícil se recorreres aos sites oriundos da China, mas aquilo que mais gostei é que não só as especificações são cativantes como num seu todo o smartphone destaca-se da concorrência de uma forma positiva.
Vê outras reviews: