
Ultimamente temos assistido a um aumento significativo na capacidade das baterias dos smartphones. As empresa chinesas têm sido as principais impulsionadoras desta evolução com baterias que já atingem os 8000 mAh.
Ainda assim, esse limite estará prestes a ser ultrapassado por larga margem. De acordo com um novo relatório, smartphones com baterias de 15 000 mAh podem estar mais próximos do que se imaginava.
Quem avança com esta notícia é o conceituado Digital Chat Station, através da Weibo. Esta fonte revela que já estão a ser testados protótipos com baterias de 15 000 mAh, o que significa que a sua chegada ao mercado estará para breve.
Smartphones com baterias de 15 000 mAh pode chegar já em 2026
Ainda é cedo para prever com exatidão quando veremos o anúncio do primeiro modelo de consumo com tamanha bateria. Pelo menos um protótipo já foi apresentado, pela mão da Realme, o que nos indica que o modelo a que Digital Chat Station se refere seja esse.
A empresa chinesa nunca confirmou quando irá lançar para o mercado esse produto. No entanto, vários relatórios dizem-nos que isso pode acontecer até ao final de 2026.
Isso leva-nos a outro ponto dos dados adiantados por Digital Chat Station. Ele fala que já existe uma bateria de 12 000 mAh pronta para produção em massa. Isso significa que podemos ver um smartphone com essa bateria antes desse limite.
Os cenários mais otimistas apontam para o lançamento de um smartphone com essa capacidade já na primeira metade de 2026. Importa sublinhar que esta é uma previsão bastante otimista e que ainda não há dados oficiais que o suportem.
Em síntese, aquilo que estas informações nos dizem é que a capacidade das baterias dos smartphones vão continuar a crescer. E esse crescimento poderá ser ainda mais rápido que o inicialmente previsto.
A chegada desses modelos ao mercado terá um impacto significativo e mudará para sempre a nossa perceção do que é um smartphone com uma grande bateria. Quando teremos essa tecnologia disponível na Europa é outra questão, porque temos visto constantemente as marcas chinesas a diminuir a capacidade das baterias que enviam para o ocidente.
