Quando vais poder ver este fenómeno em Portugal
Mesmo a meio desta semana vais poder observar uma das superluas mais brilhantes do ano. A observação pode ser feita a olho nu, mas recomendamos que tenhas contigo um smartphone poderoso na fotografia para captares este fenómeno astronómico.
Esta superlua de novembro chega à fase de Lua cheia, já amanhã 5 de novembro, às 13h20 (hora de Portugal continental). Mas a melhor altura para a observar é exatamente nessa noite, pouco depois do pôr do sol.
Esta noite e na noite de quinta-feira ainda teremos a superlua de novembro, mas será mais difícil de observar o fenómeno.
Lua 14% maior e 30% mais brilhante
De acordo com o jornal Expresso que cita a Nasa, esta superlua conhecida como Lua do Castor, pode ser 14% maior do que uma lua normal e de até 30% mais brilhante. Este fenómeno acontece devido à rotação da Lua que se caracteriza pela sua forma oval.
Por outras palavras, a Lua vai aproximando-se e afastando-se do planeta Terra. Neste caso concreto da Lua do Castor, o satélite natural vai estar a uma distância de 362.600 quilómetros da Terra. E é por estar mais próxima que podemos observar o fenómeno.
Ainda que Lua do Castor não seja o nome científico, foi assim que o fenómeno ficou conhecido por acontecer na mesma época em que os castores constroem abrigos para o inverno.
Já no hemisfério sul, esta mesma superlua ficou conhecida como Lua das Flores por acontecer no início da primavera, naquela região do mundo. Na Europa, por sua vez, esta superlua é também conhecida por Lua da Geada ou do Gelo, exatamente por acontecer quando o tempo começa a ficar mais frio.
Esta é a segunda superlua do ano. A primeira aconteceu em outubro e a terceira e última está prevista para acontecer a 4 de dezembro. Depois teremos de esperar até novembro do próximo ano para observarmos mais superluas.
