
Xpeng P7 com condução autónoma de nível 3
O Xpeng P7 já tinha sido notícia pela sua inovação com a Realidade Aumentada, mas agora o elétrico volta às manchetes por uma outra razão inovadora. A marca partilhou um vídeo que o site Carnewschina divulgou no YouTube, no qual mostra o P7 a conduzir sozinho, fazendo uso da sua condução autónoma de nível 3.
O EV percorreu uma área de distância curta e limitada, dentro da fábrica onde é produzido, mas sem qualquer tipo de intervenção humana. O referido nível 3 de condução autónoma permite que os condutores desviem o olhar da estrada, enquanto o modo estiver ativo.
Na prática, o Xpeng P7 recorre sobretudo às câmaras integradas para desempenhar as funções de assistência à condução. Todos os dados recolhidos pelas câmaras são enviados para três processadores, desenvolvidos pela Xpeng.
Cada um destes chips tem um poder de computação de 750 TOPS (Tera Operações por Segundo). Todos combinados fornecem um poder computacional de 2.250 TOPS, o triplo do que o Model Y da Tesla consegue fornecer.
Acrescente-se ainda que o Xpeng P7 conta com suporte para os modelos de linguagem IA Vision Language Action e Vision Language Models. Estes permitem que o veículo consiga responder nos mais variados cenários de condução.
Especificações Xpeng P7
O Xpeng P7 está a ser disponibilizado em duas versões. A variante base com um único motor elétrico no eixo traseiro que fornece uma potência de 270 kW (362 cavalos).
Já a variante AWD conta com uma potência combinada de 437 kW (586 cavalos), o que lhe permite ter um tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h de apenas 3,7 segundos.
O Xpeng P7 está em fase de reservas no mercado chinês e, de acordo com o site Carnewschina, em menos de 7 minutos recebeu 10 mil pedidos. Não há informação sobre a sua disponibilidade global.