E que tal um teste de resistência ao primeiro iPhone?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Foi há 10 anos que o primeiro iPhone foi lançado por Steve Jobs e embora o tempo tenha passado a voar, a tecnologia evoluiu significativamente nesta década.

Na altura do lançamento do terminal da Apple, os smartphones não eram assim tão "smarts". O mundo mobile era liderado pela Nokia nos telemóveis convencionais e os Pocket PC's mais relevantes tinham o nome de Palm, BlackBerry, Motorola ou mesmo Qtek.

Vê ainda: Análise / Review: Samsung Galaxy S8 | Galaxy S8+

Esta era uma altura onde os Sistemas Operativos andavam perdidos numa confusão tremenda e que parecia que ninguém conseguia fazer algo para mudar isso mesmo. Os smartphones eram confusos e os telemóveis limitados.

O primeiro iPhone tinha 128MB de RAM

Mas Steve Jobs subiu ao palco e introduziu o icónico dispositivo. O terminal chegou para mudar o mundo. A Samsung começou a fazer os seus terminais com um formato idêntico, a HTC lançou o primeiro Android também com uma ideologia "Apple" e 10 anos depois, ainda o teu smartphone de bolso segue essa mesma linha desenhada há uma década.

A empresa de Cupertino vendeu 6 milhões de unidades do primeiro iPhone. Na altura, este era um número impensável para uma empresa que apenas tinha lançado um modelo, num país e numa operadora.

Depois do primeiro modelo já foram feitos mais 13 iPhones e nos dias de hoje olhamos para bem mais do que um gadget que é um "telefone", "iPod" e uma "conexão de internet". Queremos que os nossos dispositivos sejam potentes, com uma boa qualidade de construção e acima de tudo, duradouros.

São vários os testes de resistência feitos aos smartphones nos dias de hoje, mas há um Youtuber com o nome de "JerryRigsEverything" que se destaca. "Jerry" é rigoroso e preciso e para além disso, utiliza ferramentas que nos levavam a perceber o quão bom o smartphone realmente é.

Hoje temos o iPhone original no teste de resistência e devo dizer que se aguentou bastante bem.

É engraçado ver o como o primeiro iPhone foi construído. Uma junção de metal e plástico, algo que seria impensável nos dias de hoje vindo de uma empresa como a Apple. A evolução existe, mas é bom saber que há 10 anos o iPhone original tinha qualidades de construção bem aceites nos dias de hoje.

Para dar um pouco mais de nostalgia a este artigo, lembra-te que o iPhone contava com um 3.5" polegadas 320 x 480p, processador com 412 MHz, Sistema Operativo iPhone OS 1.0 e 128MB de RAM.

Outros assuntos relevantes:

NO.1 G9: Smartwatch económico especialmente concebido para o Fitness

Huawei Y6 2017: o novo smartphone económico da Huawei

Samsung já trabalha no sucessor do Samsung Galaxy S8

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.