Um iPhone todo em vidro? A Apple registou a patente

Mónica Marques
Comentar

A Apple pode estar a trabalhar num modelo de iPhone todo em vidro. Pelo menos é o que sugere uma patente recentemente registada pela empresa de Cupertino.

Mas, ao que tudo indica, a empresa pode também estar a desenvolver o Apple Watch no mesmo tipo de material que viria, sem dúvida, revolucionar o mercado dos smartwatches.

Patente registada pela Apple em autoridade norte-americana mostra design de iPhone em vidro

iPhone em vidro
Patente do iPhone em vidro Crédito@Patently Apple

Aparentemente, a Apple vê o futuro da eletrónica de consumo num material muito específico e surpreendente: o vidro. Desde há uns alguns anos que a empresa de Tim Cook está a registar patentes de equipamentos em vidro e agora foi detetado um novo registo na autoridade norte-americana US Patent and Trademark Office que mostra um iPhone e um Apple Watch concebidos neste material.

A patente agora registada mostra um iPhone com uma caixa de vidro de seis lados, que inclui um ecrã na zona frontal e traseira. Na realidade, o design remete para o modelo Xiaomi Mi Mix Alpha.

A Apple acredita que os vários lados em vidro ajudam a dissimular as distinções entre as várias superfícies do iPhone. Por outro lado, este design seria o ideal para exibir conteúdos que se estendem por várias superfícies, como por exemplo, imagens panorâmicas.

Design em vidro podia facilitar a navegação no iPhone

iPhone vidro
Patente mostra seis lados em vidro no iPhone Crédito@Patently Apple

Outra utilização prática para o design em vidro é que os ícones podem ser arrastados por várias superfícies, arrastados pelo dedo, assim como a navegação seria otimizada por permitir fazer scroll em todas as direções.

Mas a patente registada avança com mais uma ideia da Apple sobre as laterais do iPhone em vidro. Aparentemente, neste modelo a empresa disponibilizaria uma nova forma de ajustar o volume de som, através do apertar dos lados deformáveis do smartphone.

A patente mostra ainda dois design em vidro que a Apple pode estar a desenvolver. O primeiro refere-se ao conceito do Mac Pro com uma construção semelhante ao modelo existente, mas todo transparente. E o segundo mostra um Apple Watch concebido numa caixa toda ou grande parte em vidro.

Apple precisa de ultrapassar alguns obstáculos

Apple Watch e Mac em vidro
Design do Mac e do Apple Watch em vidro Crédito@Patently Apple

Mas claro que design em vidro suscitam questões de construção que precisam de ser resolvidas, nomeadamente a integridade estrutural tem de ser assegurada, assim como a resistência do equipamento.

A Apple parece estar consciente destas questões e explica que as caixas podem ter lados com vários tipos de espessura para aumentar a resistência do equipamento.

Ainda que os obstáculos a este tipo de design estejam a ser resolvidos, é bastante improvável que a próxima geração de equipamentos Apple surpreenda os utilizadores com um design totalmente em vidro.

No entanto, num futuro um pouco mais longínquo, a empresa de Cupertino pode avançar com o lançamento de um iPhone concebido em vidro que seria o equipamento ideal para videojogos.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.