Um iPhone todo em vidro? A Apple registou a patente

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple pode estar a trabalhar num modelo de iPhone todo em vidro. Pelo menos é o que sugere uma patente recentemente registada pela empresa de Cupertino.

Mas, ao que tudo indica, a empresa pode também estar a desenvolver o Apple Watch no mesmo tipo de material que viria, sem dúvida, revolucionar o mercado dos smartwatches.

Patente registada pela Apple em autoridade norte-americana mostra design de iPhone em vidro

Aparentemente, a Apple vê o futuro da eletrónica de consumo num material muito específico e surpreendente: o vidro. Desde há uns alguns anos que a empresa de Tim Cook está a registar patentes de equipamentos em vidro e agora foi detetado um novo registo na autoridade norte-americana US Patent and Trademark Office que mostra um iPhone e um Apple Watch concebidos neste material.

A patente agora registada mostra um iPhone com uma caixa de vidro de seis lados, que inclui um ecrã na zona frontal e traseira. Na realidade, o design remete para o modelo Xiaomi Mi Mix Alpha.

A Apple acredita que os vários lados em vidro ajudam a dissimular as distinções entre as várias superfícies do iPhone. Por outro lado, este design seria o ideal para exibir conteúdos que se estendem por várias superfícies, como por exemplo, imagens panorâmicas.

Design em vidro podia facilitar a navegação no iPhone

Outra utilização prática para o design em vidro é que os ícones podem ser arrastados por várias superfícies, arrastados pelo dedo, assim como a navegação seria otimizada por permitir fazer scroll em todas as direções.

Mas a patente registada avança com mais uma ideia da Apple sobre as laterais do iPhone em vidro. Aparentemente, neste modelo a empresa disponibilizaria uma nova forma de ajustar o volume de som, através do apertar dos lados deformáveis do smartphone.

A patente mostra ainda dois design em vidro que a Apple pode estar a desenvolver. O primeiro refere-se ao conceito do Mac Pro com uma construção semelhante ao modelo existente, mas todo transparente. E o segundo mostra um Apple Watch concebido numa caixa toda ou grande parte em vidro.

Apple precisa de ultrapassar alguns obstáculos

Mas claro que design em vidro suscitam questões de construção que precisam de ser resolvidas, nomeadamente a integridade estrutural tem de ser assegurada, assim como a resistência do equipamento.

A Apple parece estar consciente destas questões e explica que as caixas podem ter lados com vários tipos de espessura para aumentar a resistência do equipamento.

Ainda que os obstáculos a este tipo de design estejam a ser resolvidos, é bastante improvável que a próxima geração de equipamentos Apple surpreenda os utilizadores com um design totalmente em vidro.

No entanto, num futuro um pouco mais longínquo, a empresa de Cupertino pode avançar com o lançamento de um iPhone concebido em vidro que seria o equipamento ideal para videojogos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple atualiza iPhone 12 e iPhone 13 para não teres este problema
  • Apple lança serviço que permite aos utilizadores reparar o seu próprio iPhone
  • App Store já não tem suporte para estes equipamentos
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt