Nas últimas horas, tem sido detetado um erro estranho na plataforma de mapas do Waze. Ao que tudo indica, os utilizadores têm recebido mensagens a dizer “A Usar Mapas Offline”. O problema é que o Waze não tem mapas offline.
Como explica a Phone Arena, o Waze necessita de ligação à Internet para fazer download e upload de dados de trânsito. Posto isto, a conclusão é simples e lógica: se não há ligação, não há dados.
A mensagem faz com que os utilizadores usem o Waze de forma limitada
O curioso é que a mensagem recebida pelos utilizadores tende a surgir quando a app funciona com uma rede estável. O pior de tudo é que, segundo alguns users, a mensagem do Waze mantém-se e não desaparece.
Na prática, isto quer dizer que sempre que essa notificação indesejada chega, a aplicação fica limitada. No fundo, o utilizador deixa de poder fazer uploads de informação de trânsito, mesmo com o telemóvel ligado à Internet.
Segundo a mesma fonte, uma dica interessante para usar nestes casos é ligar e desligar o modo de avião. Como os próprios relatam, é possível que isto resolva o problema e faça o Waze voltar ao seu pleno funcionamento.
Para além disso, pode-se sempre tentar o método convencional e rudimentar de fechar a aplicação e voltar a abrir. Não quer dizer que não resulte, mas em algumas situações não tem funcionado.
A situação já dura há várias semanas
O problema tem afetado bastantes utilizadores, no entanto ainda não se sabe qual será a “resposta” do Waze face a este problema. Na verdade, a situação dura há algumas semanas e já há quem considere mudar de aplicação de mapas.
Recorde-se que as duas aplicações tendem a ser favoritas do público, ainda que tenham algumas funcionalidades diferentes. O Google Maps, por exemplo, tem um melhor suporte para mapas offline, o que pode ser bastante útil.
Já o Waze, por sua vez, permite ter uma noção constante do que acontece nas ruas em que circula. A app utiliza informações dadas por outros condutores e isso faz com que estejas sempre a par de acidentes, operações STOP, radares e muito mais.