
A única divulgação sobre The Elder Scrolls VI foi precisamente o seu anúncio em 2018, na E3 — a antiga conferência que reunia os principais anúncios de videojogos anualmente. Desde então, não tivemos trailer, gameplay, imagens ou vídeos com os desenvolvedores. Agora, finalmente, surgiu uma atualização oficial sobre o novo capítulo da grande franquia de RPG de fantasia medieval da Bethesda, que depois de GTA 6, é certamente um dos jogos mais aguardados de todos os tempos.
Os fãs podem ficar tranquilos, The Elder Scrolls 6 está a progredir bem
Em entrevista ao Game Informer, alguns executivos do estúdio envolvidos na produção do jogo falaram sobre o projeto. A declaração mais empolgante é a de Todd Howard, diretor e produtor executivo da Bethesda Game Studios, que afirmou que The Elder Scrolls VI “está a progredir muito bem”.
O diretor explicou ainda que grande parte do estúdio está envolvida com o novo jogo, embora tenha lembrado que “há sempre sobreposições de projetos”.
“Estamos muito habituados ao desenvolvimento simultâneo. E temos longos períodos de pré-produção para garantir que tudo esteja perfeito.”
- Todd Howard.
Howard acrescentou que gostaria que o desenvolvimento fosse mais rápido, mas reforçou que este longo período é algo que o estúdio quer fazer da forma correta.
O game se beneficiará do hardware e tecnologias de última geração
Outro depoimento foi o de Angela Browder, diretora de estúdio da Bethesda, que demonstrou entusiasmo por trazer um jogo como The Elder Scrolls VI para os dias atuais, aproveitando capacidades avançadas de hardware e renderização.
“The Elder Scrolls VI é um conjunto infinito de possibilidades, algo realmente muito empolgante para um desenvolvedor, mas também para quem gosta de refletir sobre o quanto a nossa indústria evoluiu. Vai ser incrível.”
- Angela Browder.
Chegará no momento certo
Por fim, Emil Pagliarulo, diretor de design da Bethesda, lembrou que jogos de mundo aberto deste porte levam muito tempo a ser desenvolvidos, além de exigirem longos períodos de polimento e correção — tal como acontece com GTA VI, como o próprio observou.
Para ilustrar a intenção (e o cuidado) do estúdio com o jogo, recorreu a uma metáfora curiosa:
“Então, o que é que os fãs realmente querem? Um jogo lançado antes do tempo e que não corresponde às expectativas? Ou um peru que fica no forno o tempo suficiente para sair delicioso quando finalmente é servido? É isso que eu acho que as pessoas vão querer. Por isso, vamos levar o tempo necessário para que o jogo fique ótimo.”
O que sabemos até agora sobre The Elder Scrolls VI
Por enquanto, não há mais informações concretas sobre The Elder Scrolls VI, mas tudo indica que este será o principal foco da Bethesda nos próximos anos. No ano passado, durante as comemorações dos 30 anos da franquia, a empresa revelou que a equipa de desenvolvimento está entusiasmada a testar as builds iniciais do jogo.
O lançamento mais recente da saga foi The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered, lançado de surpresa em abril deste ano para Xbox Series X|S, PC, Cloud Gaming e PlayStation 5. A remasterização do título, originalmente lançado em 2006 para Xbox 360 e PC (e em 2007 para PS3), inclui resolução 4K, 60 FPS, texturas e efeitos de luz refeitos, além de melhorias nas animações e novas mecânicas.
