Entre os dias 6 e 9 de maio, será realizado o Arabian Travel Market (ATM) Dubai 2024, no Dubai World Trade Center. E a Qatar Airways participará no evento com uma inovação e tanto: a Sama 2.0, a segunda versão da primeira tripulação de cabine alimentada por Inteligência Artificial (IA) da história.
Sama 2.0 vai ajudar passageiros a planear a viagem
Considerada a "Melhor Companhia Aérea do Médio Oriente", a Qatar Airways surpreendeu ao anunciar num comunicado que apresentará uma nova geração da primeira tripulação de cabine de IA. De acordo com a companhia, durante o ATM Dubai 2024, especialistas do setor e parceiros de viagens de toda a região do Golfo e de outros países estão convidados a "interagir com a última geração da sua revolucionária inovação digital".
Dentro do tema da ATM deste ano, "Empowering Innovation: Transforming Travel Through Entrepreneurship" ("Empoderar a Inovação: Transformando Viagens Através do Empreendedorismo", em tradução livre), a Sama 2.0 é capaz de responder a perguntas em tempo real e auxiliar os passageiros no planeamento da sua viagem, com sugestões de pontos a serem visitados, experiências, dicas de apoio, entre outras informações.
[A Sama 2.0 é o] "futuro do serviço e da hospitalidade excecionais no setor das viagens e do turismo, ajudando os viajantes a planear experiências de viagem com curadoria e permitindo-lhes encontrar respostas relacionadas com as perguntas frequentes da Qatar Airways," explicou a empresa no comunicado.
Bem vindos ao Qverse
A interação entre os passageiros e a Sama 2.0 poderá ocorrer através da aplicação da Qatar Airways ou da plataforma digital imersiva da companhai aérea, o QVerse. Aqueles que optarem por aceder ao Qverse poderão ainda explorar o interior da cabine dos aviões da Qatar Airways numa experiência de Realidade Virtual (RV).
Conforme detalhado pela empresa, a experiência permitirá conhecer virtualmente "a premiada Classe Executiva, Qsuite, e a cabine da Classe Económica, e navegar no Aeroporto Internacional de Hamad (HIA), o 'Melhor Aeroporto do Mundo', conforme votado pela Skytrax em 2024".