UFS 3.1 é oficial. Velocidade e eficiência energética noutro nível

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Sucedendo ao UFS 3.0, o UFS 3.1 foi revelado oficialmente pela JEDEC Solid State Technology Association. Este armazenamento promete ainda mais velocidade e eficiência energética que a versão anterior.

Em primeiro lugar, deves ter em conta que os smartphones podem ter armazenamento eMMC ou UFS. Este último é o armazenamento mais rápido, e é o que encontras em smartphones topo de gama mais populares.

Se antes o UFS era algo exclusivo dos dispositivos mais premium, hoje já não é tanto assim. Esta norma já começou também a povoar dispositivos do segmento intermédiário, ficando o armazenamento eMMC para os dispositivos de entrada.

Segundo o que é revelado, o UFS 3.1 foi desenhado para sistemas computacionais e aplicações mobile que requeiram alta performance e baixos consumos energéticos, focando-se em três pontos essenciais face ao seu antecessor. Ei-los:

  • Write Booster: Velocidade de escrita amplificada
  • DeepSleep: uma nova forma de poupar energia
  • Performance Throttling Notification: capacidade de notificar quando o armazenamento é reduzido por culpa de altas temperaturas

Neste momento ainda não existem dados oficiais de quando esta tecnologia vai começar a aparecer nos dispositivos topo de gama. Os Samsung deverão poderão ser os primeiros, e será uma questão de tempo até esta ser implementada na maioria dos topos de gama do mercado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy Z Flip. Vê o primeiro vídeo de ‘hands on’ do dobrável
  • Samsung patenteia smartphone com design nunca antes visto
  • Apple cada vez mais perto de lançar o iPhone 9 (iPhone SE 2)
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.