A nova legislação europeia, o Lei dos Mercados Digitais (DMA), está a colocar a Apple num cenário de grandes desafios. Especialmente no que diz respeito ao funcionamento dos seus produtos na União Europeia.
As recentes declarações de Margrethe Vestager, Comissária Europeia para a Concorrência, indicam uma possível mudança na maneira como o sistema operativo iOS, da Apple, gere fotografias e aplicações.
A DMA é uma regulação destinada a garantir a concorrência leal e a liberdade de escolha para os consumidores nos mercados digitais. Tem como um dos seus pontos críticos a obrigatoriedade dos denominados "gatekeepers" facilitarem a desinstalação de aplicações e a alteração das configurações padrão.
UE quer que a Apple deixe os utilizadores desinstalar a app Fotografias
A Apple é um dos principais alvos desta legislação. Foi recentemente forçada a permitir que os proprietários de iPhone na UE instalassem e usassem lojas de terceiros na plataforma. No entanto, segundo Vestager, a Apple ainda não cumpriu plenamente estas exigências.
Num comentário agora divulgado, Vestager apontou falhas na abordagem da Apple ao cumprimento da DMA. Especificamente em relação à incapacidade de desinstalar certas aplicações e mudar o seu estado padrão, como a app Fotografias e os serviços de Cloud.
John Gruber, do Daring Fireball, realçou a complexidade que a Apple enfrenta para atender a tais normas. Especialmente com a aplicação Fotografias, que está integrada ao nível do sistema em todo o iOS. Transformar a Fotos e outras aplicações integradas em software removível representaria uma reescrita massiva do sistema operativo da Apple.
A posição de Vestager sugere que a Apple deveria permitir que aplicações de terceiros funcionassem como a biblioteca de imagens e rolo de câmara ao nível de sistema. Algo que, segundo Gruber, representa um desafio monumental e levanta questões sobre a viabilidade de tal exigência em relação às permissões de acesso às fotografias em todo o sistema.
Embora a menção específica à app Fotografias por Vestager não confirme que a Comissão Europeia forçará a Apple a realizar essa mudança particular, a pressão está a aumentar. Se a Comissão decidir impor esta exigência, veremos qual será a posição da Apple quanto ao tema.