A Uber está apostada em ser “verde” e o popular ChatGPT vai dar uma ajuda preciosa nesse objetivo. Tudo porque a plataforma de viagens vai recorrer ao modelo GPT-4o da OpenAI não só para motivar os condutores a adotarem veículos elétricos, como também para os ajudar nas viagens verdes.
Uber vai lançar novo chatbot já no próximo ano
A Uber anunciou o novo chatbot durante a conferência Go-Get Zero, que decorreu esta semana em Londres. Na mesma ocasião a plataforma de viagens adiantou que é já no próximo ano, em 2025, que o chatbot vai entrar em ação.
Numa primeira fase, apenas nos Estados Unidos da América, mas posteriormente será expandido para os restantes países em que a plataforma está presente. Desde há muito tempo que a Uber defende uma mudança para os veículos elétricos na sua plataforma e até promete investir 80 milhões de dólares (cerca de 73 milhões de euros) para ajudar a que os condutores abracem esta forma de viajar, até 2040.
Na prática, o novo chatbot vai ter respostas para várias necessidades diferentes. Por exemplo, para os motoristas que queiram comprar um veículo elétrico, o chatbot vai apresentar uma lista de preços.
Já para os motoristas que são já detentores de um EV, o chatbot pode indicar os pontos de carregamento da cidade, programas de incentivo para os proprietários de EV e até mesmo os melhores percursos a fazer com um veículo elétrico.
Dara Khosrowshahi, CEO da plataforma de viagens, revelou na conferência de Londres que os “condutores da Uber estão a adotar veículos elétricos cinco vezes mais rápido do que um condutor particular nos EUA, Canadá e Europa. Em Londres, quase 30% das viagens feitas através da Uber são elétricas”.
Mas esta não é a única iniciativa da Uber para impulsionar viagens mais “verdes”. Neste momento, a plataforma tem um programa de mentores que conecta condutores com mais experiência em EV a condutores que queiram passar para o lado verde da condução.