A plataforma Uber e a fabricante chinesa de veículos elétricos BYD acabam de anunciar uma parceria que vai dinamizar o mercado de veículos elétricos.
O acordo agora estabelecido prevê que a BYD entregue 100 mil veículos elétricos à rede TVDE Uber.
Europa incluída no acordo entre Uber e BYD
A nova parceria estratégica entre as duas empresas vai abranger vários mercados, mais especificamente Europa, Médio Oriente, Canadá, Austrália e América Latina. Os EUA ficam de forma, uma vez que a BYD não consegue fazer frente ao regime tarifário rigoroso imposto à empresa por aquele país.
De acordo com o comunicado conjunto de imprensa divulgado, as duas empresas estão a trabalhar para reduzir o custo total da propriedade de veículos elétricos para motoristas da Uber.
Por seu lado, o objetivo da nova parceria é acelerar a adoção deste tipo de veículos na plataforma Uber, a nível global e também apresentar “viagens mais ecológicas” aos milhões de utilizadores da plataforma de transporte.
Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, fala no maior acordo global do género e acredita que com esta parceria, os motoristas da plataforma vão reduzir significativamente a sua pegada ecológica.
Esta não é a primeira tentativa da Uber de aumentar o número de EV’s na sua rede de transporte. Recorde-se que anteriormente, a plataforma já tinha anunciado que estava a trabalhar com a Tesla para melhorar o acesso dos seus motoristas a veículos elétricos.
Agora resta saber se estes esforços da plataforma Uber vão conseguir convencer os motoristas a optarem por um carro mais ecológico.
Tudo porque os custos de um veículo elétrico assim como o acesso à infraestrutura de carregamento continuam a ser desafios difíceis de superar para os motoristas da plataforma de transporte.