Este é o uANGEL, o Youtuber preferido dos pais
Este é o uANGEL, o Youtuber preferido dos pais

Ser youtuber (produtor de conteúdos para a plataforma YouTube) não é uma tarefa fácil. É verdade que (tal como ser blogger) não é um trabalho mau, por norma. A maior parte dos youtubers adora aquilo que faz e, como diz o ditado, “quem corre por gosto não cansa”.

Contudo, as controvérsias que nos últimos dias têm envolvido os Youtubers mais populares de Portugal estão a dar que falar nas redes sociais. A conhecida radialista da Rádio Renascença, Ana Galvão (anteriormente na Antena 3) criticou publicamente certas atitudes destes criadores de conteúdos. Foi numa publicação do Facebook que expôs algumas das atitudes que certos youtubers portugueses tinham nos seus vídeos.

Vê ainda: Passatempo: Não percas tempo e ganha um Apple iPad Air

Nuno Markl, ex-cônjuge de Ana Galvão e com quem partilha um filho, socorreu-se da sua página de Facebook para expressar as suas preocupações numa publicação. Esta pode ser aqui lida na integra – “Então é para miúdos de quê? Catorze? Dezoito? Há uma idade em que a dica ‘manda a tua mãe para o c…’ já é aceitável?”

Esta publicação não passou despercebida pela comunidade do youtubers nacionais que rapidamente “atacou” as rádios e os comentários da radialista. Em causa está o youtuber Tiagovski. Foi ele, aproveitando a oportunidade esmiuçar um pouco mais de mediatismo, um dos que proclamou a sua opinião em “voz alta”. Tudo isto num vídeo publicado onde reagia à opinião de Ana Galvão.

uAnglel – Chegou o Youtuber que quer conquistar os pais!

Como estamos em Portugal, país onde as controvérsias dão que falar em todos os meios de comunicação, a rádio Antena 3 analisou o vídeo de VSKI. Fê-lo no programa de sátira “Extremamente desagradável” como “A lição de Tiagovski“. Antes de mais, creio que seja necessário explicar o que é uma sátira. ” A sátira é uma técnica literária ou artística que ridiculariza um determinado tema. Geralmente como forma de intervenção política ou outra, com o objectivo de provocar ou evitar uma mudança.” –  Dicionário infopédia da Língua Portuguesa.

Acredito que esta “conversa” ainda esteja longe de terminar e sinceramente acredito que tudo isto não passe de uma parvoíce. Compreendo a admiração e frustração da Ana Galvão, porém, também entendo que o youtuber tem o seu conteúdo e só o vê quem quer. Agora, isto não isenta todo e qualquer youtuber de ter a mínima noção ou cuidado com aquilo que diz, faz ou profere. Sobretudo quando o seu conteúdo inspira vários jovens e crianças.

Num mundo idílico tem que haver um dever cívico para com o público-alvo. Todavia, não existe nenhuma regra que o obrigue a fazê-lo a não ser a boa-fé de cada criador de conteúdo. Também não devemos ter representantes ou diretores de cargos públicos que roubem milhões aos bolsos portugueses. Assunto que por si só daria várias publicações. Mais uma vez, bom-senso e boa fé deviam imperar.

Eis que surge uma centelha de esperança. Imbuído de um profundo espírito satírico, a sua sorte é ser desconhecido. Refiro-me aqui ao youtuber uANGEL. O Canal Q mostrou como lidar com a tarefa de ser Youtuber para os pais dos miúdos de uma forma simples e engraçada. O uANGEL é o sonho de qualquer pai ou mãe. A sério, vejam:

uNGEL, o youtuber favorito dos pais:

O youtuber que adora ler, recomenda estudar e ainda faz unboxings de livros. Este vídeo é sem dúvida uma boa forma de acabar com a discussão e todo este frenesim à volta do assunto. O youtuber que promove a cultura e não só X marcas.

Dá uma vista de olhos no vídeo abaixo e aproveita para subscrever também o nosso Youtube. O nosso canal oferece podcasts semanais sobre tecnologia todas as segundas às 21.30h e ainda reviews com qualidade.

Qual é a tua opinião sobre todo este assunto? Terá sido um mero oportunismo mediático ou terão os youtubers razão quando dizem que a sua atividade está a ser ridicularizada?

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 5T recebe agora as novidades da OxygenOS Open Beta 2

Podcast 4gnews 182: LG, Sony e HTC em risco de vida?

Huawei P20 Pro poderá surpreender com o seu ecrã “esticado”

Fonte

Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.