Twitter tem um novo tipo de letra. Já deram conta da "Chirp"?

Rui Bacelar
Comentar

A rede social distribui efetivamente e aplica uma nova fonte, ou tipo de letra. Chama-se "Chirp" e chega em primeiro lugar à plataforma web, para quem usa o Twitter através do computador, via browser ou navegador. O novo aspeto colhe opiniões positivas.

A distribuição geral teve início a 11 de maio, espalhando-se pela plataforma web após vários meses de testes locais. Mais recentemente, os utilizadores da rede social têm aponta a distribuição que, para a maioria, chegou como uma (boa) surpresa.

A "Chirp" é a nova fonte da rede social Twitter

Twitter’s new “Chirp” font contains a ligature that turns [CHIRPBIRDICON] into the Twitter logo https://t.co/TgCRi804iK pic.twitter.com/SYDczXCBM5

— Jane Manchun Wong (@wongmjane) 28 de janeiro de 2021

Importa frisar que as diferenças podem passar despercebidas a alguns utilizadores menos atentos. Sobretudo na representação dos cabeçalhos e maiúsculas, aí torna-se mais difícil ver exatamente o que mudou com o novo tipo de letra a ser similar ao anterior.

De igual modo, os utilizadores de Twitter no macOS podem ter uma apresentação ligeiramente distinta dos utilizadores em Windows, mas para ambos será aplicada a nova Chirp. Com efeito, em pouco tempo acumularam-se vários relatos com as novidades.

De acordo com o próprio Twitter, a sua nova Chirp é uma amálgama dos estilos American Gothic e European Grotesque, resultando num "equilíbrio entre o confuso e o claro". É, segundo a empresa, um tipo de letra sério e divertido em simultâneo.

O novo tipo de letra tem vários estilos já a chegar aos utilizadores

twitter is testing out a new (i assume) commissioned typeface, it's currently rolled out on my priv account. the typeface is called "chirp serif," and the current fonts being used are chirp black, chirp bold, and chirp regular.[new] chirp serif v.s. [default] segoe UI pic.twitter.com/QwWp4za19J

— 𝇗𝇐𝇓𝇛𝆊𝆒 (@BOVINEDREAMZ) 10 de maio de 2021

O novo tipo de letra Chirp tem vários estilos, desde o Chirp Black, Chirp Bold, e Chirp Regular, que compõem a família Chirp Serif já disponível e aplicada à rede social. A nova fonte vem substituir a Segoe UI que até então era usada pela plataforma.

Já de acordo com Derrit Derouen, responsável criativa da empresa, a nova Chirp pode inclusive aparecer em todas as páginas e plataformas em que o Twitter está presente. Por outras palavras, tornar-se-á na nova cara da rede social.

Este novo tipo de letra foi criado em parceria com a empresa suíça Grilli Type e traz também suporte para animações, incluindo o próprio logótipo do Twitter. Note-se, contudo, que a distribuição deste novo tipo de letra é feito de forma gradual e faseada.

Já receberam este novo "look" para a rede social?

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.