A forma como interagimos com o Twitter pode sofrer uma renovação já durante o próximo ano. Essa parece ser a vontade de Dantley Davis, vice-presidente do Twitter, que revelou uma lista de funcionalidades que pretende experimentar na rede social.
De forma sucinta, o que é pretendido é que o utilizador possa ter mais controlo sobre as menções e os retweets. Assim poderia escolher que conversas quer ver partilhadas por outros, e também controlar quem o menciona ou retweeta.
Lista de possíveis funcionalidades:
- Possibilidade de o utilizador se auto-remover de uma conversa;
- Não permitir que o tweet em específico seja retweetado;
- Não permitir às pessoas que te mencionem sem a tua permissão;
- Possibilidade de remover uma menção de determinada conversa;
- Delimitar um tweet apenas para uma hashtag, interesse ou grupo de amigos;
Devemos ter em conta que estas não são funcionalidades que vão chegar garantidamente à rede social. O Twitter disse ao The Verge que são ideias que “estão a ser exploradas”.
Ainda que não garantidas oficialmente, algumas destas funcionalidades seriam uma mais-valia para o funcionamento do Twitter. Não permitir que um tweet em específico fosse retweetado pode impedir que utilizadores mal-intencionados o espalhem além de onde pretendes.
Retweet só pode ser evitado em contas privadas
É claro que o retweet dos teus tweets pode ser evitado se colocares a tua conta privada. No entanto, esta não é uma prática que agrade a muitos utilizadores, pelo que esta individualidade seria muito bem-vinda.
O grande objetivo do Twitter com esta divulgação é a possibilidade de ser recebido feedback por parte dos utilizadores. Estas funcionalidades podem não ir todas para a frente, mas a rede social quer saber a quais os utilizadores pensam que deve ser dada prioridade.
Editores 4gnews recomendam:
- Donald Trump esteve quase para ter um 'babysitter' na conta do Twitter
- Twitter não vai permitir anúncios políticos em resposta ao Facebook
- Twitter. Dark Mode no Android chega a todos os utilizadores