Twitch banirá utilizadores por má conduta mesmo fora da plataforma

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A plataforma de streaming mais popular do mundo é a Twitch. É a referência junto da comunicada gamer que a ela recorrer para partilhar com o mundo as suas sessões de jogo desde 2011, data da sua criação, continuando a atrair mais utilizadores.

Enquanto plataforma líder, a Twitch redobra agora os seus esforços no sentido de assegurar uma comunidade salutar, dentro e fora do seu serviço. Sim, a Twitch vai banir utilizadores que violem as suas disposições mesmo fora da plataforma.

O combate à propagação do ódio e assédio fora da Twitch

A Twitch deu recentemente a saber que começará a aplicar sanções aos utilizadores que mostrem um comportamento inadequado fora da plataforma. Em última instância, as consequências para o utilizador podem resultar no seu banimento da plataforma.

Em causa estão os comportamentos considerados "graves" pela empresa, que possam ter impacto na comunidade de utilizadores da Twitch. Serão assim tomadas algumas medidas contra os utilizadores que possam prejudicar outros membros desta comunidade.

A Twitch refere que, nos casos sérios em que existam provas verificáveis disponíveis, em plataformas como as redes sociais e outros serviços online, ou mesmo offline, configurando ofensas a membros da comunidade Twitch, serão tomadas ações severas.

Por outro lado, o utilizador em causa só será banido se o comportamento em questão tiver começado na Twitch. Só nestes casos é que a vigilância da empresa se estende além do seu serviço, nos casos em que possa existir perigo para a comunidade.

Comportamentos que comecem na Twitch e continuem fora desta

A plataforma de streaming clarifica ainda que classificará os comportamentos inadequados fora do seu serviço segundo duas categorias. São duas instâncias, ou tipologias de conduta que podem resultar em punições severas pela Twitch.

Em primeiro lugar, quando alguém sofre assédio na Twitch, e também fora da Twitch. A plataforma clarifica que, se ao avaliar uma denúncia de assédio ocorrido numa transmissão ao vivo, este assédio continuou, ou estiver relacionado a outro incidente similar no Twitter, podemos levá-lo em consideração na denúncia.

Em segundo lugar, farão intervenções contra crimes graves que representem um risco significativo à segurança da comunidade. Isto mesmo que essas ações tenham ocorrido completamente fora da Twitch.

Entre os exemplos citados destacamos os seguintes:

  • Violência mortal e extremismo violento
  • Atividades ou recrutamento terroristas
  • Ameaças explícitas ou viáveis de violência em massa (por exemplo, ameaças contra um grupo de pessoas, um evento, ou local onde pessoas se reúnem).
  • Liderança ou participação num grupo de ódio conhecido
  • Prática de atividades sexuais não consensuais e/ou violência sexual, ou associação deliberada a essas atividades
  • Exploração sexual de crianças, como aliciamento de menores e solicitar/distribuir pornografia infantil
  • Ações que possam comprometer de forma direta e explícita a segurança física da comunidade da Twitch, como ameaça de violência em algum evento da Twitch
  • Ameaças explícitas ou viáveis contra a Twitch, incluindo a equipa da Twitch

Estas são disposições vigentes da Política de Conduta fora do serviço da Twitch. O "castigo" pode resultar no banimento do utilizador da plataforma, com a sua conta a ser encerrada.

É possível denunciar a má conduta fora da Twitch

A plataforma criou meios para que tal seja possível. Assim, caso queiram denunciar um comportamento enquadrado na tipologia referida supra, poderão fazê-lo para o e-mail é OIST@twitch.tv. A denúncia deve ser acompanhada da motivação e meio de prova.

Para denunciar outros tipos de comportamento nocivo ou inapropriado que ocorra na Twitch, a melhor forma ainda é fazer uma denúncia detalhada. Para tal, usando a ferramenta de denúncias da Twitch.

Editores 4gnews recomendam:

  • 10 jogos premium para Android temporariamente grátis na Play Store
  • Signal já integra funcionalidade de pagamentos, mas há um senão
  • Mark Zuckerberg 'troca' o Facebook Messenger pelo Signal, revela fuga de informação
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.