Tudo o que precisas de saber sobre o Qualcomm Snapdragon 835

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Qualcomm e os seus processadores Snapdragon conseguiram conquistar a preferência dos consumidores e o nosso respeito graças ao desempenho inigualável dos seus produtos. Este Snapdragon 835 é o mais recente topo de gama da Qualcomm e está na hora de conhecer os seus pontos fortes!

Vê também: VOTA para “Smartphone do Ano” e “Marca Revelação” 2016

Apesar de existirem mais construtoras de processadores, veja-se a MediaTek, a Samsung com os seus Exynos ou a Huawei com os seus SoC's Kirin, a Qualcomm conseguiu impor-se como líder de mercado no que diz respeito aos processadores para dispositivos móveis. Aliás, a palavra Snapdragon já se tornou sinónimo de processador de qualidade para o público geral.

O Snapdragon 835 foi apresentado ontem, durante a CES 2017 e para informações mais detalhadas sobre o mesmo, leiam o nosso artigo. Hoje pude ver com atenção o que este novo motor nos traz e resolvi assim, compilar as principais novidades e melhorias que este SoC trará aos nossos smartphones.

Snapdragon 835 vs 820 - o que mudou?

O Snapdragon 820 continua a ser um dos processadores de gama alta mais populares e potentes que encontrarás no mercado mas já temos algumas melhorias significativas no Snapdragon 835.

Desde o processo de construção a 10nm, isto é, o novo processador é cerca de 35% mais pequeno do que o Snapdragon 820, aumentando assim o leque de dispositivos que podem utilizar o novo SoC. Sem esquecer a prometida melhoria no consumo energético.

De acordo com a Qualcomm, a nova geração de processadores será capaz de oferecer até mais duas horas de utilização graças à otimização do consumo energético. O rendimento deste processador foi um dos pontos cruciais da sua criação e, além disso, o carregamento da bateria será ainda mais rápido com o Quick Charge 4.0.

Olhando com mais atenção para este Snapdragon 835 vemos que ele é capaz de executar aplicações Win32, algo que poderá dar um novo ânimo ao sistema operativo da Microsoft, especialmente para os seus smartphones. Por último, a Qualcomm destacou ainda o cuidado reforçado com a segurança e a tecnologia de aprendizagem incorporada no novo processador.

Realidade Virtual reforçada

Outro dos pontos em que a Qualcomm se concentrou ao desenvolver o novo processador foi o departamento gráfico. Como podem ler no nosso artigo, este SoC vem acompanhado pela gráfica Adreno 540, capaz de suportar OpenGL ES 3.2, Daydream, Vulkan e claro, a gravação de vídeo em resolução 4K com suporte para HDR10.

De acordo com a Qualcomm, o novo processador é capaz de oferecer um rendimento gráfico até 25% superior ao antigo topo de gama Snapdragon 820. As cores serão mais precisas, a resolução será maior e a gravação de vídeo também está aperfeiçoada.

Relativamente às fotografias, o ISP (Image Signal Processor) também foi melhorado de forma impressionante. Este novo motor suporta sensores fotográficos com resolução de 32MP e claro, também será capaz de lidar com câmaras duplas.

Contudo, é no reino da realidade virtual e aumentada que o Snapdragon 835 se destaca. Graças às várias tecnologias introduzidas neste novo motor, vamos pode usufruir de uma experiência muito mais abrangente graças à potência gráfica reforçada e ao processo de render até 25% mais rápido.

Não restam dúvidas de que este Snapdragon 835 é um poderoso SoC e que a Qualcomm manterá a sua liderança enquanto construtora de processadores para smartphones e dispositivos móveis. Resta saber quais serão os topos de gama a utilizar este novo motor mas, à medida que a MWC se aproxima, as novidades abundarão!

Talvez queiras ver:

Twitter da Motorola Alemã confirma Nougat para o Moto G4 este mês

Versão Soft Gold do OnePlus 3T chega dia 6 de janeiro

Asus Zenfone 3 Zoom é a câmara que também promete fazer chamadas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.