Tudo o que precisas de saber sobre o novo Apple MacBook

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Há cerca de uma semana atrás, a Apple, além de nos refrescar a memória quanto ao MacBook( apesar de ser mais fino e leve do que qualquer um dos Air's).

O preço novo MacBook começará nos 1300$ que deverão ter conversão directa em 1300€ (a taxa de câmbio equivale à margem de lucro para as lojas dos países com moeda única €). Pesa apenas 0.91 KG, menos de um Kilograma e o seu corpo é feito inteiramente de metal. Tudo isto com apenas 13.1 milímetros de espessura, é tão fino que a Apple teve que o desenhar a partir do zero. Temos um novo teclado, novo touchpad, nova logic board e nem sequer tem uma ventoinha para arrefecimento (não sei se isso é bom ou mau).

O Trackpad

Começando pelo trackpad, este também foi redesenhado. Além de sentir o toque também avalia, sente, a pressão e a força, portanto saberá distinguir quando estás apenas a fazer scrolling, ou a carregar mesmo com alguma força. Melhor ainda, dar-te-à uma resposta vibratória ou haptic feedback. Será muito útil, ou pelo menos um agradável bónus, quando estás a fazer o pinch-to-zoom e sentirás o que se está a passar no teu MacBook. Novos gestos, maior interacção, cada vez mais um trunfo da Apple.

O Teclado

O novo teclado abandonou o tradicional modelo de teclas em forma de tesoura (o mecanismo que sustenta a tecla ao pressionar) e adoptou um novo modelo desenhado pela Apple. A marca disse que o novo modelo baptizado de "Butterfly switch", proporciona uma maior estabilidade e uma escrita mais acertada. Portanto se escreves a todo o gás e sem olhar para o teclado, como eu, este é um factor a ter em conta.

O Ecrã e as Especificações

Temos aqui um novo ecrã de 12 polegadas Retina, com uma resolução de 2,304 x 1,440 pixels. O ecrã em si tem apenas 0.88 milímetros. Em termos de especificações temos um processador dual-core Intel Core M, com velocidades que vão até aos 1.3 GHz (modelo base é de 1.1 GHz), com uma gráfica Intel HD 5300. Temos também Bluetooth 4.0 e redes 802.11ac.

O modelo base vem equipado com 8 GB de RAM, um disco de 256 GB SSD e custará 1299$, como acima referido. Em alternativa poderão optar pela versão com 512 GB SSD, restantes especificações permanecem iguais e com um preço de 1599$.

Os novos MacBook disponível em 3 cores, ainda mais fino e de tamanho intermédio, já estou a ver qual será o a escolha.

A Bateria

"Ele está cheio de baterias", brincou Phil Schiller durante a apresentação. Este novo MacBook tem "mais 35% de autonomia de bateria do que os MacBooks anteriores", apesar de não ter dito a quais é que se referia, um velho truque da Apple a que muitos chamariam retórica vazia.

Mesmo assim, o novo MacBook terá bateria suficiente para nove horas de navegação na internet e até 10 horas de reprodução de filmes. Consome apenas 5 watts, o que é extremamente eficiente para um computador portátil. Esta bateria deve ultrapassar a do MacBook Air de 11 polegadas e rivalizar com o MacBook Air de 13 polegadas que permanece o campeão de autonomia.

Conclusão

Tal como suspeitávamos, a Apple removeu as portas USB. A única entrada, a única USB Type C reversível. Esta porta solitária terá que dar resposta ao carregamento, à transferência de dados, saída de vídeo, tudo e mais alguma coisa.

É uma pena vermos a Apple abandonar os seus MagSafe que, por experiência própria, considero bem úteis e cómodos mas verdade seja dita, será uma autêntica mina de ouro em termos deMacBook.

Concluindo, este novo MacBook.

Não tenho dúvidas de que apesar do seu preço mais elevado do que a generalidade dos MacBook Air, o novo MacBook irá vender muito bem. Para navegar na internet, tirar apontamentos, escrever documentos, ver filmes e editar algumas fotografias, tudo isto com uma bateria que durará 9-10 horas em média, um pack irresistível para o grande público.

O que achas deste novo MacBook e qual cor escolherias?

Talvez queiras ver:

  • Tudo o que precisas de saber sobre o Apple Watch
  • Apple renova a gama MacBook
  • Os preços dos adaptadores para o novo MacBook não agradam ninguém
  • Apple MacBook de 12 polegadas já é oficial
  • Câmara do novo MacBook é tão má quanto esperado (vídeo teste)

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.