Tudo o que precisas de saber sobre o Apple Watch

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Á medida que o calendário se aproxima do dia 10 de Abril a antecipação continua a crescer, a ansiedade por ter o novo Apple Watch? Em seguida, tens toda a informação de que necessitas sobre o primeiro relógio da Apple.

Introdução

O Apple Watch corre uma versão simplificada do iOS, aliás, muito mais simples do que o sistema operativo do teu iPhone. Claro está, não poderás fazer chamadas nem utilizar serviços que dependam do acesso à internet, isto sem estar conectado via Bluetooth com o teu iPhone 5, 5S, 6 e 6 Plus. O relógio emparelha com o iPhone via Bluetooth de baixo consumo.

Dentro do Apple Watch é resistente ao suor e poderás carregá-lo com um carregador MagSafe especialmente desenhado para este equipamento. Simplicidade e eficácia.

O Apple Watch Edition.

A edição/colecção Apple Watch Edition que vem em duas versões, ouro rosa ou ouro amarelo, ambos de 18 Kilates e com direito a uma panóplia de pulseiras exclusivas.

Quando é que o posso encomendar?

A pré-reserva começará no dia 10 de Abril e as encomendas vão começar a sair dos armazéns a partir do dia 24 do mesmo mês, seguindo em primeiro lugar para estes países:

  • Austrália
  • Hong Kong
  • Canadá
  • Japão
  • China
  • Reino Unido
  • França
  • Estados Unidos da América
  • Alemanha

Infelizmente ainda demorará um pouco até que este relógio chegue às Apple Store's portuguesas mas podem sempre encomendar do estrangeiro.

Quanto custará?

O Apple Watch Sport custará 399$, utilizará o alumínio como principal material de construção e terá pulseiras desportivas em Azul, Rosa, Verde, Branco, Preto e verde.

Passando ao Apple Watch, a versão de 38mm de ecrã custará 599$, subindo os preços até 1049$ na versão de 48 mm e dependendo das pulseiras. Utilizará o aço inoxidável como principal material de construção e terá uma vasta gama de pulseiras, em diferentes cores, materiais e feitios.

Por último, o Apple Watch Edition custará 10 000$ na versão de 38 mm, até 17 000$ na versão de 48 mm e dependendo dos materiais e modelos da pulseira. Utilizará o Ouro Rosa e Ouro Amarelo como principais materiais de construção, ambos de 18 Kilates e cada um com um brilho inconfundível. Esta autêntica jóia terá direito a uma gama de pulseiras exclusivas.

Como funcionará?

O Apple Watch‘s e mais, muito mais.

Duração da Bateria

Bom, e a bateria? Menos, muito menos? Um dia de bom uso será o cenário normal. Uma bateria para um dia inteiro foi o que a Apple declarou durante o seu evento "Spring Forward".

Quando falamos em bateria para um dia inteiro não estamos a falar de 24 horas de ecrã ligado, nem de perto nem de longe mas sim, até 18 horas de autonomia com uma carga. Isto com um uso médio, misturando diversas das suas actividades e funcionalidades.

Podes consultar aqui as várias modalidades de utilização e respectiva duração/autonomia da bateria.

O que fará?

Graças ao leitor integrado NFC, o Apple Watch, em três formatos principais. Relances, Notificações acionáveis e Aplicações.

Os relances são simples alertas que te vão dar informação em formato super-resumido, algo simples e destinado a uma leitura rápida. Ao clicar no Relance irás abri a respectiva aplicação.As Notificações acionáveis permitem-te, por exemplo, reagir aos alertas com uma função pre-definida pela aplicação. Por exemplo, se deixaste as luzes de casa ligadas, aparecerá uma notificação no teu relógio e com um simples toque poderás desliga-las. Isto, claro está, se o teu sistema luzes estiver conectado com todo o sistema da Apple. Quanto às aplicações, o nome diz tudo e o seu número vai crescendo de dia apara dia.

Poderás ainda, usufruir de um vasto número de funcionalidades como por exemplo, usar o relógio como controlo remoto da TV, ou navegar e controlar a tua colecção de músicas, activar vários modos do iPhone, seja o Não Incomodar, Avião, etc. Poderás receber mensagens de texto e responder com várias formas desde texto ao teu próprio desenho animado. Podes até enviar o teu "coração pulsante" a outro Apple Watch. Podes utiliza-lo como um wakie-talkie e responder a chamadas telefónicas (possui microfone mas não altifalante).

Terás também algum armazenamento interno, cerca de 8 GB dos quais poderás usar 2 GB para guardar no relógio as tuas músicas favoritas e cerca de 75Mb para fotos. Pode parecer pouco e, efectivamente é, mas poderás sincronizar todos os conteúdos com a tua iCloud e expandir assim as possibilidades.

Conclusão

O Huawei Watch, uma séria ameaça ao relógio da maça.

Em termos de funcionalidades, de interacção com o utilizador, qualidade de construção, possibilidade de personalização, o Apple Watch está de parabéns. Relativamente ao preço, um ponto sensível e que não agradará a muitos, será muito provavelmente o seu maior defeito mas é da Apple que estamos a falar, estavam à espera de milagres?

Finalizo com uma chamada de atenção, qualquer pessoa que veja um Apple Watch no pulso de alguém saberá, em condições normais, que o seu portador terá obrigatoriamente, um iPhone no bolso. Não é difícil fazer as contas e concluir que serão um alvo muito apetecível para os amigos do alheio.

Apple Watch Edition (Ouro)

Apple Watch (Aço)

Apple Watch (Alumínio)

Posto isto, qual é a versão do Apple Watch perfeita para ti? Pessoalmente, gosto bastante do Apple Watch em Aço com pulseira metálica. Deixa a tua opinião!

Talvez queiras ver:

  • Afinal quem se lembrou de criar o Apple Watch Edition a 10.000$?
  • Com apenas uma carga poderás fazer tudo isto com o Apple Watch
  • Apple Watch terá bateria suficiente para "Um dia inteiro"
  • Podes pré-encomendar o teu Apple Watch já a partir de 10 de Abril
  • Apple Watch é bem mais que apenas um smartwatch
  • Apple Macbook de 12 polegadas já é oficial
  • Apple apresenta a app Research Kit
  • Produção do Iphone 6S para Junho

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.