O mais recente estudo do CIRP revela dados interessantes sobre os compradores de novos iPhones que anteriormente usavam Android. Pelo que revela este estudo, os números bateram recordes em 2024 face aos últimos cinco anos.
Como podes ver o gráfico abaixo publicado pela fonte, a percentagem de compradores de iPhone que vieram de um smartphone Android foi de 17% em junho de 2024. Face ao ano anterior, onde a percentagem era de 10%, regista-se uma grande subida.
Recuando até aos referidos cinco anos (2020), nunca houve um mês de junho com tantos utilizadores a trocar para iPhone vindos de Android. Os números mais altos foram em junho de 2020 e 2022, onde chegaram aos 14%.
Estes números de maior adoção de utilizadores Android ao iPhone acabam por chocar com as vendas mais baixas do iPhone 15 face ao iPhone 14. E segundo o CIRP, esta maior chegada de utilizadores Android pode estar precisamente relacionada com isso.
Utilizadores que trocam Android por iPhone optam por modelos mais antigos?
A teoria deste testudo é que os utilizadores que chegam de Android estão mais interessados na alteração de sistema operativo, do que em comprar o iPhone mais recente à venda no mercado. Por isso acabam por ajudar à venda de iPhones mais antigos.
A CIRP também afirma que estes números apontam para menos utilizadores de iPhone a fazer a atualização para um modelo novo. Com os equipamentos a terem um bom desempenho por cada vez mais anos, poderá estar aí um motivo.
O facto de utilizadores vindos de Android poderem apostar em iPhones mais antigos não é necessariamente negativo para a Apple. Acaba por poder fazer menos na venda do dispositivo, mas é mais um utilizador dentro do ecossistema, pronto a apostar em serviços da empresa.