Transforma smartphones antigos num avançado sistema de segurança

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

Hoje vou-te ensinar a utilizares os smartphones antigos aí em casa num sistema avançado de segurança. O processo é simples e totalmente gratuito. Assim sendo, já tens justificação para não deitar os smartphones antigos ao lixo e ajudas também o ambiente.

A única aplicação que vamos precisar é chama-se "Câmara de segurança em casa" e é feita pelo Alfred Labs Inc. Uma aplicação simples de utilizar para manteres a tua casa mais segura e, melhor ainda, dares uso aos smartphones antigos. Podes fazer Jogos clássicos da SEGA grátis no teu smartphone

Dessa forma, terás (obviamente) de ter pelo menos um smartphone que não utilizes e um dispositivo que uses regularmente para veres o que se passa dentro de casa.

Este sistema de segurança utiliza os teus smartphones antigos mas é super avançado

A aplicação não só te dá um feed direto daquilo que se está a passar na tua casa, como também deteta movimento, dá-nos um filtro para modo noturno e ainda pode ser fornecido a mais do que uma pessoa. Isto é, podes autorizar outras pessoas a ver o feed das tuas câmaras.

Logo depois de instalar a aplicação só precisas de conectar a tua conta Google e indicar se aquele smartphone será a câmara ou se será o "espectador". Escolhe a câmara para o smartphone que tencionas utilizar como câmara de segurança e o espectador no teu smartphone.

Importante referir que a aplicação funciona em iPhone ou Android. Assim sendo, é sempre uma maior vantagem. No meu caso, um smartphone Android serviu como câmara e o iPhone como espectador e tudo funcionou como era de esperar.

Ademais, vale a pena confirmar que deixas o teu smartphone que servirá de câmara ligado a um carregador. Isto é, não queres ter o azar de acabar a bateria a meio de um assalto à tua casa.

Todas as possibilidades deste sistema de segurança

A configuração da aplicação é do mais simples que há. Logo depois de configurares a aplicação nos dois smartphones tens a possibilidade de ver o feed, ouvir o que se passa ou até falar para se ouvir no smartphone que está a servir de sistema de segurança.

Além disso, podes mudar o feed da câmara traseira para a frontal, ligar o flash e és notificado sempre que existe um movimento. Ou seja, queres algo mais sofisticado que isto apenas com smartphones antigos? Impossível!

Por fim, é importante referir que depois de ligares a aplicação no smartphone que vai servir de sistema de segurança que não cliques no Menu inicial. A aplicação tem lá um botão no canto inferior direito que serve para desligar o ecrã e poupar energia. Confirma apenas que clicas no botão central para ativar o sensor de movimento.

Dessa forma, assim que sais de casa recebes uma notificação no teu smartphone que existiu um movimento em determinada câmara no teu fantástico (e grátis) sistema de segurança.

Em suma, tens a possibilidade de comprar a versão Premium que te custa à volta de 2€ por mês para teres imagem em HD e um feed de gravação maior na deteção em movimento. Contudo, não me parece, de todo, que seja necessário.

Editores 4gnews recomendam:

Google Play Store: Instala aqui a mais recente versão da aplicação (APK)

Google Chrome para Windows 10: Experimenta o ‘Dark Mode’!

Cuidado com esta aplicação Android de meteorologia ainda na Play Store

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.