Transferências imediatas passam a ser gratuitas para muitos clientes

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Graças ao novo regulamento europeu, os bancos deixam de poder cobrar comissões mais elevadas sempre que quiseres fazer uma transferência imediata entre bancos. A media entra em vigor esta quinta-feira, 9 de janeiro, o que significa que passam a ser gratuitas para muitos clientes.

Tal como é noticiado pela RTP, isto significa que as transferências imediatas passam assim a ser a norma. É uma tecnologia que já existe há vários anos, mas que muitos não utilizavam por terem comissões superiores.

Transferência imediatas serão sempre gratuitas em multibancos

Caso não saibas, em Portugal é proibida a cobrança de comissões em transferências normais através de um Multibanco. Isto significa que a partir de agora, as transferências imediatas serão sempre gratuitas se as fizeres dessa foram.

“Também a partir de hoje, os bancos têm de permitir que os seus clientes recebam transferências imediatas nas suas contas. Esta obrigação aplica-se mesmo que o banco ainda não possibilite a emissão de transferências imediatas”, afirma o Banco de Portugal em comunicado.

Os vários bancos já começaram a comunicar a novidade aos clientes. De realçar que “As transferências imediatas estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano, e garantem que os fundos ficam disponíveis, em poucos segundos, na conta do beneficiário”.

Esta nova medida abrange contas domiciliadas em Portugal ou no estrangeiro. A partir de 9 de outubro de 2025, passa a ser obrigatório para o bancos permitir que os clientes iniciem transferências imediatas e a disponibilizar-lhes um serviço de confirmação do beneficiário.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.