As operações bancárias ficam a partir de hoje (20) mais seguras e convenientes. Em comunicado, o Banco de Portugal afirma que vai disponibilizar, a partir de hoje, o serviço que passa a permitir confirmar o beneficiário ou devedor de transferências a crédito, transferências imediatas e débitos diretos.
Este serviço será disponibilizado aos prestadores de serviços de pagamento e poderá ser utilizado por particulares e empresas. O objetivo é ajudar a “a prevenir transferências e cobranças indevidamente endereçadas, fraudes e burlas”.
De realçar que está previsto também o lançamento do serviço SPIN a 24 de junho. Esse vai permitir utilizador o número de telemóvel ou número de identificação de pessoa coletiva do destinatário para o início de transferência a crédito ou transferências imediatas. Facilita-se assim o processo, deixando de ser necessário usar o IBAN.
As duas funcionalidades de confirmação de beneficiário ou devedor
- Confirmação de beneficiário singular: que permite confirmar o beneficiário de uma transferência a crédito ou imediata, ao fornecer o nome do primeiro titular da conta de pagamento associada ao IBAN indicado. Esta funcionalidade será disponibilizada gratuitamente, pelos prestadores de serviços de pagamento, aos utilizadores de serviços de pagamento;
- Confirmação de beneficiário/devedor agrupada: que permite confirmar a titularidade de uma (ou mais) conta(s) de pagamento através da validação de pares NIF/IBAN ou NIPC/IBAN para transferências a crédito ou imediatas e débitos diretos, iniciados de forma agrupada. Esta funcionalidade poderá ser utilizada por empresas quando efetuam pagamentos de salários e a fornecedores ou quando processam débitos diretos.
É importante notar que ambos os serviços vão ser disponibilizados pelos serviços de pagamento que participam no Sistema de Compensação Interbancária (SICOI). Este é o sistema padrão de pagamento em Portugal, seja por particulares ou empresas.
Vai ser possível utilizar estas funcionalidades de forma ininterrupa, tanto em canais remotos (como o homebanking), como presenciais (em balcões).