Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Traição revelada: Apple declara guerra a marca conhecida por segredos roubados

A Apple não brinca em serviço e acaba de mover um processo contra a OPPO e um ex-funcionário por alegada violação de segredos da sua linha de smartwatches. O processo judicial já entrou na justiça norte-americana e promete fazer correr muita tinta.

Apple Watch Series 10
Apple Watch Series 10 Crédito@Apple

Transferência da Apple para a OPPO gera problema

A Apple declarou guerra à OPPO e tudo por causa da transferência de um ex-funcionário; mais concretamente o criador do sistema de sensores Chen Shi que saiu da empresa de Tim Cook para ingressar na marca chinesa.

De acordo com os documentos do processo judicial, a Apple declara que Chen Shi “teve uma visão privilegiada do desenvolvimento da tecnologia de sensores de saúde de ponta da Apple, incluindo dados confidenciais, documentos de design e desenvolvimento e especificações para a tecnologia de sensores de ECG” (Via Phone Arena).

Ex-funcionário descarregou mais de 60 documentos antes de sair

Mas a Apple vai ainda mais longe e acusa mesmo Chen Shi de roubar segredos comerciais da empresa. No mesmo processo judicial, a Apple esclarece que três dias antes da saída oficial da empresa, Chen Shi descarregou 63 documentos confidenciais para uma pen.

A empresa de Tim Cook avança que estes documentos descarregados continham informação sobre produtos e especificações técnicas de hardware e software dos sensores da marca, ainda não lançados.

A Apple apresenta também provas através do smartphone profissional usado pelo ex-funcionário. Diz a empresa que Chen Shi manteve contacto com a OPPO entre abril e junho, altura da sua saída, através do terminal.

A empresa de Tim Cook revela também mensagens enviadas por Shi para a OPPO, tais como “ultimamente, tenho revisto vários materiais internos e realizado muitas reuniões individuais para recolher o máximo possível de informações. Mais tarde, partilho com vocês”.

OPPO responde

Confrontada com o processo judicial e o teor suspeito das mensagens, a OPPO, em declarações ao site Gizmodo, garantiu que “não encontrou nenhuma prova que estabeleça qualquer ligação entre essas alegações e a conduto do funcionário”, durante o seu período na empresa chinesa.

Entretanto, o processo movido pela Apple já deu entrada na justiça norte-americana e vai seguir todos os trâmites legais. Enquanto não há uma resolução à vista, a polémica promete continuar.

Apple Watch SE 2ª geração
232,79 €Amazon
253,12 €-8%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt
Anúncio de Fundo