A poucos dias de terminar o ano de 2024, há mais um balanço que importa abordar. Falo do tráfego de internet gerado ao longo deste ano, cujas tendências puderam ser observadas graças a um relatório da Cloudflare.
De acordo com os dados recolhidos por esta entidade, o tráfego de internet gerado em 2024 cresceu 17,2% face ao ano anterior. Uma cifra que demonstra que os utilizadores apoiam-se cada vez mais neste universo todos os dias.
Uma das razões para este crescimento no tráfego da internet é o crescimento de dispositivos conectados e de smart home. A maior presença da Inteligência Artificial no nosso dia é outro dos grandes responsáveis por este cenário.
Google continua a ser uma das maiores responsáveis pelo tráfego na internet
O relatório divulgado pela Cloudflare mostra que a Google continua a ser o serviço online mais usado mundialmente. Este domínio reparte-se pelas várias valências da empresa norte-americana neste mundo.
Por exemplo, o Google Chrome continua a ser o browser de eleição dos internautas. Com uma quota de mercado de 65,73%, este navegador continua a ser líder incontestado neste segmento.
Também o motor de pesquisa da Google permanece na primeira posição. Este acolheu 88,5% de todas as pesquisas realizadas na internet ao longo de 2024 e foi líder todas as plataformas.
Olhando para a sua concorrência, o Bing teve uma expressão de apenas 2,6%. Já o motor de pesquisa DuckDuckGo, indicado para quem está mais preocupado com a sua privacidade, teve uma quota de mercado de apenas 0,9%.
Meta é a referência no universo das redes sociais
Analisando o mercado das redes sociais, as plataformas da Meta (ex-Facebook) colhem a preferência dos internautas. O WhatsApp continua a ser a plataforma de troca de mensagens mais utilizada e o Facebook o site de rede social mais frequentado.
O top-5 das redes sociais mais usadas em 2024 fica completo com o Instagram, X e TikTok. Aliás, as cinco principais plataformas sociais são as mesmas que a Cloudflare registou na sua análise à realidade da internet em 2023.
ChatGPT lidera no setor da Inteligência Artificial
2024 foi um ano incrível para a Inteligência Artificial, muito por culpa da crescente popularidade do ChatGPT. Por isso, não impressiona que este tenha sido o serviço de IA generativa mais utilizado este ano.
Outro dado curioso observado pela Cloudflare é que os utilizadores tendem a usar serviços de Inteligência Artificial mais frequentemente à semana do que aos fins de semana. Isto demonstra que a IA está cada vez mais presente nas atividades profissionais dos internautas.