Toyota testa teto solar capaz de carregar o carro durante a condução

Bruno Coelho
1 comentário

A Toyota está a testar uma nova e melhorada versão de um painéis solares num Prius PHV. Estas células fotovoltaicas são fabricadas pela Sharp, e prometem adicionar 44,5km de autonomia diária aos automóveis híbridos da fabricante.

Embora tenham apenas 0.03mm de espessura, os painéis conseguem entregar cerca de 860 watts de energia. Além disso, conseguem carregar o veículo enquanto este se encontra em andamento.

toyota prius

O grande passo de o carro poder ser carregado enquanto está a ser conduzido, deve-se a melhorias na geração de energia. Este tipo de passo pode ajudar a aumentar a sua autonomia quando se encontra em modo elétrico.

Quanto falamos de 44,5km de autonomia – se o tempo ajudar – estamos a falar de uma autonomia que pode muito bem servir o utilizador comum. Obviamente que para muitos poderão continuar a ser números baixos, mas utilizadores que façam habitualmente poucos quilómetros diários, verão uma solução deste género com muito bons olhos.

Esta não é a primeira vez que a Toyota aposta em painéis solares nos seus automóveis. A grande diferença é que estes novos painéis são capazes de produzir cinco vezes mais energia, e de lhe darem sete vezes mais autonomia.

Painéis cobrem capô, tejadilho e tampa do porta-bagagens

Tal deve-se ao avanço tecnológico, mas também ao facto de os painéis solares agora cobrirem praticamente toda a superfície do carro. Como vemos nas imagens, estes estão no capô, tejadilho e tampa da porta-bagagens.

toyota prius

Tendo em conta que a Toyota não produtos carros somente elétricos, estes tetos com painéis solares serão provavelmente destinados aos seus híbridos. No entanto, a empresa anunciou no mês passado uma parceria com a Subaru de onde pode sair o seu primeiro elétrico puro.

Editores 4gnews recomendam:

1 comentário
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.