Em conferência de imprensa, a Toyota anunciou ao mundo o lançamento de carros totalmente elétricos já em 2020. A acompanhar esta revelação, a construtora publicou uma imagem dos seis novos veículos que deverão chegar ao mercado já no próximo ano.
Como é possível verificar pela imagem, estes veículos irão abranger vários nichos de mercado. Desde carros mais compactos aos familiares, a Toyota quer colocar no mercado um carro para qualquer tipo de consumidor.
Para o desenvolvimento destes carros, a Toyota irá trabalhar em conjunto com fornecedores de baterias chineses. A japonesa tem noção de que mais carros elétricos significam mais baterias e, por isso, necessitam de mais parceiros para o seu fornecimento.
A China é um dos principais alvos da Toyota
A aposta em fornecedores chineses não é uma escolha feita ao acaso. A Toyota espera que a grande maioria dos seus clientes para veículos totalmente elétricos sejam provenientes da China. Para tal, terá resultado os recentes incentivos chineses para a compra deste tipo de carros.
O futuro da Toyota não inclui carros unicamente a combustão
Na sua recente conferência de imprensa, a Toyota revelou que, em 2025, espera possuir apenas carros elétrificados. Por carro elétrificado entende-se um veículo que possui, pelo menos, um motor elétrico. Neste campo inserem-se também os híbridos, uma vez que possuem um motor elétrico e outro a combustão.
Significa isto que, dentro de seis anos, a construtora japonesa deixará de construir carros unicamente com motores a combustão. As variantes a gasolina ou gasóleo que hoje existem desaparecerão do portefólio da marca.
Vale relembrar que a Toyota foi a primeira marca a abandonar o desenvolvimento de carros a gasóleo. Em contrapartida, a marca começou a apostar mais afincadamente no mercado dos híbridos.