A Inteligência Artificial generativa está a ser utilizada nas mais diversas áreas e agora parece que a indústria automóvel está também a recorrer a estas plataformas.
Notícias recentes dão conta de que a Toyota, Subaru e Honda estão a adotar a IA generativa para acelerar o processo de desenvolvimento de novos carros. Com esta tecnologia, os fabricantes esperam reduzir o tempo de planeamento e design dos veículos em cerca de 50%.
IA generativa usada no design e na conceção de sistemas avançados
Os fabricantes de automóveis estão a utilizar a IA generativa nas mais diversas fases de desenvolvimento dos veículos. A Toyota, por exemplo, usa esta tecnologia na sua área de pesquisa para analisar o design e calcular a resistência do ar. Tal permite fazer ajustes que otimizem o design e funcionalidades dos carros.
Já a Honda está a optar por uma abordagem diferente. Juntou esforços com a Sony numa joint venture que tem como missão desenvolver sistemas avançados de assistência ao condutor. Parece que a IA generativa está a ser uma das armas secretas para o desenvolvimento destes sistemas.
Subaru e Mazda apostam na formação dos recursos humanos
Subaru e Mazda têm planos diferentes para a IA generativa, concentrado a sua utilização na formação dos recursos humanos.
A Subaru criou um programa que vai formar mais de 4000 engenheiros com as competências necessárias para utilizar eficientemente a tecnologia de Inteligência Artificial generativa.
Por sua vez, a Mazda tornou obrigatória a formação em IA para todos os trabalhadores nos departamentos de design e pesquisa. A fabricante quer duplicar a eficiência global de produção até 2030.