Toyota está a preparar o carro que a SpaceX vai levar à lua

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A NASA confiou à SpaceX a missão de desenvolver uma solução para levar um veículo à Lua até 2032, no âmbito do seu programa Artemis, mas dificilmente será uma proposta da Tesla a seguir na bagagem.

Apesar de a agência espacial norte-americana ter acabado de contratar as empresas espaciais de Elon Musk e Jeff Bezos para desenvolverem sistemas de instalação de humanos e de transporte de veículos lunares, a verdade é que o contrato não abrange o desenho e a construção de um ‘rover’.

Musk, que em 2018 viu um protótipo do Tesla Roadster ser enviado para o espaço com o manequim ‘Starman’ ao volante, irá desta vez contribuir para o envio de uma viatura até à Lua, mas ‘made in Japan’.

Dois astronautas e um Lunar Cruiser

Toyota está a preparar o carro que a SpaceX vai levar à lua
'Render' do Lunar Cruiser - o veículo em desenvolvimento pela Toyota e a JAXA e que a SpaceX vai levar à Lua.
Imagem: Toyota

Segundo o site autoevolution, o desenvolvimento e a construção do novo veículo lunar estão a ser assegurados desde 2019 pela Toyota, num trabalho em parceria com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA).

A viatura possui a designação de Lunar Cruiser e será um veículo não pressurizado, capaz de transportar dois astronautas totalmente equipados e cerca de 450Kg de material de apoio à missão.

Num comunicado recente publicado pela NASA, Lisa Watson-Morgan, gestora do programa do Sistema de Aterragem Humana do programa Artemis, explicou o papel das diferentes empresas no projeto:

“Com base no atual progresso do design e do desenvolvimento dos veículos de tripulação e de carga, bem como na calendarização da missão Artemis para as versões dos veículos de aterragem para os tripulantes, a NASA atribuiu a missão do veículo espacial pressurizado à SpaceX e de um habitat lunar à Blue Origin”, afirmou.

Toyota está a preparar o carro que a SpaceX vai levar à lua
À esquerda imagem conceptual da solução da SpaceX para transporte de astronautas e do Lunar Cruiser; à direita a projeção da solução de habitat lunar da Blue Origin.
Imagens: NASA

A concretizar-se a missão Artemis teremos de novo astronautas a caminhar na superfície da Lua, o que não acontece desde a década de 70 do século passado. O objetivo desta missão é a instalação de uma residência permanente na Lua, a localizar perto do polo sul lunar.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.