Toyota dá um "tombo" nas vendas e sugere de quem é a culpa

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

O panorama já esteve mais favorável para a Toyota, no que toca à venda de carros elétricos. Aparentemente, as vendas caíram acima de 5% no mês de junho e é possível que o crescimento da BYD possa ter algo a ver com o assunto.

Recorde-se que a montadora chinesa tem surgido no mercado a “todo o gás” e, até no Japão, país de origem da Toyota, tem-se feito cada vez mais presente. De acordo com a Electrek, as importações de carros elétricos aumentaram 17% no Japão, no primeiro semestre de 2024.

A queda principal é no mercado asiático

Dessa percentagem, a mesma fonte refere que a grande líder é a BYD. Coincidência ou não, a verdade é que os números de vendas da Toyota desceram de junho de 2024 para junho de 2023, por exemplo.

De um ano para o outro, no mundo inteiro, a Toyota passou de cerca de 898 000 carros vendidos (2023) para perto de 853 000 (2024). As vendas na América do Norte e na Europa não foram propriamente más, sendo que é no mercado asiático que as vendas correram menos bem.

O (de)crescimento da Toyota no mundo em junho

Carro Toyota
Imagem Ilustrativa

Para termos uma noção real, podemos olhar para o crescimento de 2,7% na Europa e para os 6,5% de aumento na América Latina. O problema é que, na Ásia, o volume de negócios baixou 7,2%.

A situação ainda fica mais preocupante quando vemos os países onde a situação piorou. Importa destacar que a China e a Tailândia são dois mercados importantes para a Toyota, onde as quedas foram consideráveis, na casa dos 13% e 11%, respetivamente.

O decrescimento da Toyota no mundo no 1º semestre de 2024

Depois de olharmos para os resultados no mês de junho, também pode ser interessante ter a noção do “bolo” todo. Nos primeiros seis meses de 2024, houve decréscimos significativos na China (-10,8%), na Indonésia (-10%) e na Tailândia (-15%).

Nestes países, a BYD tem baixado bastante os preços. A nova atitude das empresas de carros elétricos da China tem dado muito que falar. Tanto assim é que, tal como a 4gnews noticiou, a União Europeia (UE) aplicou algumas restrições a marcas chinesas.

Toyota atribui a culpa ao “mercado desafiante”

Sobre o motivo que estará a levar à queda de vendas da Toyota, a marca japonesa acredita que a culpa é do “ambiente de mercado desafiante” e a “intensificação da concorrência de preços”.

Efetivamente, a Toyota não menciona nomes. No entanto, quando se ouve falar em “mercado desafiador” e “concorrência de preços”, é natural que, nesta fase, a BYD seja uma das primeiras marcas de elétricos que nos lembramos, face ao sucesso que tem tido.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.