Toyota apresenta novo motor com combustível verde e demarca-se da concorrência

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Na busca por um futuro mais verde, grandes marcas de automóveis estão a investir nos veículos elétricos (VE) e híbridos. Na contra mão deste movimento, a Toyota apresentou um novo motor de combustão interna. Mas calma! Trata-se de uma versão futurística do tradicional motor com combustível verde.

Novo motor poderá ser um suporte aos VEs

toyota prius
Toyota Prius na Singapore Motor Show 2024 (Imagem: Shutterstock / Tang Yan Song)

Anunciada na semana passada, no salão de Tóquio, a novidade consiste em motores compactos que também funcionariam com os chamados combustíveis verdes, como hidrogénio e bioetanol, ou seriam combinados com motores elétricos de emissão zero em híbridos.

Apesar de não seguir o impulso global para carros elétricos a bateria, o "motor renascido", conforme explicou o presidente executivo da Toyota, Koji Sato, "é otimizado para a era da eletrificação”. A esperança da fabricante japonesa é de que a novidade, junto aos VEs, impulsione o mundo para a “neutralidade de carbono”.

Vale lembrar que a Toyota já conta com um carro híbrido no mercado, o Prius, que alterna entre seu motor a gasolina e o motor elétrico. O objetivo da fabricante com o novo motor é justamente trazer uma opção mais limpa de combustão para os carros híbridos. Nos futuros híbridos, o motor elétrico deverá se tornar a principal força motriz, com o novo motor projetado para ter um papel menor.

Outras marcas também já buscam "reinventar" seus motores

carro diminuir emissão carbono
Imagem: Shutterstock / Wanan Wanan

Não é apenas a Toyota que está a investir em novas formas de emissões limpas. As também japonesas Subaru e Mazda estão a preparar motores ecológicos projetados para atender aos inevitavelmente rigorosos padrões de emissões que estão por vir.

A Mazda, inclusive, afirmou que seu premiado motor rotativo, introduzido há mais de 50 anos, estava a ser adaptado para veículos elétricos. O caminho para neutralidade de carbono, contudo, é longo. Conforme destacado pelos líderes das empresas, há condições de fornecimento de energia, contextos de empregos, cadeias de suprimentos, condições sociais, políticas e de mercado que precisam ser trabalhadas junto ao investimento em veículos "mais limpos".

“A neutralidade de carbono que o mundo aspira provavelmente não será atingível nas próximas décadas. Vai ser uma longa maratona”, disse Takahiro Fujimoto, professor de negócios na Universidade Waseda, em entrevista à página APnews.

Sato, por outro lado, mostrou-se positivo quando ao progresso que pode ser feito com as diferentes marcas a ter um mesmo objetivo, quanto a um futuro com menos emissões.

“Cada empresa quer vencer, mas podemos ser mais rápidos se trabalharmos juntos”, disse o presidente executivo da Toyota.

Não foram revelados mais detalhes sobre quando os novos motores podem chegar ao mercado.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.