Toyota acredita que carros elétricos terão uma quota marginal no mercado automóvel

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
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A Toyota foi uma das primeiras marcas a lançar para o mercado um carro híbrido. Contudo, quando se trata de veículos totalmente elétricos, a construtora japonesa é bem mais relutante.

Os motivos para tal poderão ter sido agora esclarecidos graças às recentes declarações de Akio Toyoda. O atual chairman da empresa japonesa afirma que os veículos elétricos representarão apenas 30% do mercado automóvel.

Akio Toyoda acredita num domínio dos carros híbridos e a hidrogénio

Numa entrevista concedida recentemente, o executivo da Toyota expressou a sua relutância face à relevância dos carros elétricos no futuro do mercado automóvel. Para ele, os restantes 70% do mercado serão futuramente dominados pelos veículos híbridos e com células de hidrogénio.

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"Não importa quanto progresso os BEVs [veículos elétricos a bateria] façam, os veículos híbridos, veículos elétricos com célula de combustível e veículos com motor de combustão de hidrogénio ainda constituirão 70% do mercado automóvel."

É por essa razão que a Toyota continua a apostar numa oferta diversificada, segundo Toyoda. Este acredita que devem oferecer aos consumidores o maior leque de escolha possível e não se deixar influenciar valores regulatórios ou pelo poder político.

Akio Toyoda fundamenta a sua opinião afirmando que sensivelmente mil milhões de pessoas no mundo não têm acesso à eletricidade. Contudo, os valores divulgados pelo Agência Internacional de Energia afirmam que esse valor está nos 775 milhões.

Para o chairman da Toyota "uma única opção BEV não pode fornecer transporte para todos." Daí a constante aposta numa oferta mais diversificada, mas sem nunca esquecer as suas metas para a redução de emissões de CO₂.

Toyoda questiona: porque os elétricos são a melhor opção para o futuro?

Aiko Toyoda vai ainda mais longe nas suas declarações e questiona a crença de que os carros elétricos são a melhor solução a longo prazo. Para o executivo, ainda ninguém explicou claramente porque este deverá ser o caminho a seguir.

Todavia, há várias evidências que demonstram que os veículos a combustão são uma solução bem mais poluente que os elétricos. Mesmo que a produção de elétricos acarrete alguma poluição, estes serão mais amigos do ambiente e longo prazo.

Já a produção em massa de células de hidrogénio podem ter o efeito inverso ao desejado. Investigadores acreditam que uma massificação desta solução necessitará de mais eletricidade, o que por consequência trará uma maior dependência do carvão e de outras tecnologias de geração de energia poluentes.

Apesar das declarações proferidas por Akido Toyoda, a construtora afirmou que o desenvolvimento de mais elétricos é uma prioridade. Portanto, acredita-se que o atual CEO da Toyota possa ter uma visão diferente do atual chairman da empresa.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.