Touch Bar dos novos MacBook Pro corre uma versão modificado do iOS

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Passaram já dois dias desde a apresentação dos novo Apple MacBook Pro e os mesmos continuam ainda a ser tema de conversa. Esta nova gama de portáteis concebidos pela Apple são bem mais elegantes que os seus diretos antecessores mas ao mesmo tempo pecam em aspetos como a sua conectividade com outros tipos de hardware. Contudo, nem tudo são pontos negativos e a nova Touch Bar conseguiu, realmente, cativar a atenção de muitos.

Vê também: A dura verdade sobre os novos Apple Macbook Pro

Este novo pequeno ecrã tátil acima do teclado do novo MacBook Pro é modificado contextualmente, o que significa que as opções por ele mostradas irão variar consoante a aplicação que estiveres a correr naquele preciso momento. Ora, focando-nos agora sobre o software que dá todo este poder à Touch Bar, no momento da sua apresentação, a Apple não proferiu sequer uma palavra relativamente ao assunto, o que nos deixou automaticamente a conclusão de que a mesma correria macOS, tal como o restante do MacBook Pro. Acontece que as coisas não são bem assim.

Segundo Steven Troughton-Smith, um desenvolvedor da Apple, a nova Touch Bar é na realidade suportada por uma versão modificada do watchOS. Perguntar-me-ão então porque razão publicito que a Touch Bar seja suportada por uma versão modificada do iOS?

A resposta é simples e prende-se com o facto de que o próprio watchOS é já ele uma versão modificada do iOS. Troughton-Smith dá-nos ainda mais alguns pormenores acerca da Touch Bar e revela ainda que a mesma possui um chip próprio T1, com arquitetura ARM, responsável por tarefas de segurança, nomeadamente a tecnologia TouchID empregue no botão ligar/desligar deste MacBook Pro.

Esta é uma informação muito interessante e que nos mostra a qualidade dos engenheiros que trabalham para a Apple. Desta forma, eles conseguiram fazer com que a nova Touch Bar tenha o seu próprio motor, independente do restante MacBook Pro, mas que ao mesmo tempo consegue funcionar em perfeita consonância com ele.

Talvez queiras ver:

Vais precisar de um novo cabo para ligar o iPhone 7 ao MacBook Pro

TV: a nova aplicação e experiência para a Apple TV

Fãs do Surface Studio: “Pure Imagination” está disponível para download

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.