Top 5 Smartphones mais vendidos no primeiro trimestre de 2017

Eduardo Silva
Eduardo Silva
Tempo de leitura: 2 min.

O centro de pesquisa Strategy Analytics lançou hoje os resultados das vendas de smartphones a nível mundial no primeiro trimestre deste ano. Os resultados revelam quais os 5 smartphones vendidos entre janeiro e março de 2017 e dão-nos uma percepção de quais os terminais mais procurados do mercado.

De acordo com a fonte, nesse período de tempo foram vendidos cerca de 353.3 milhões de smartphones, o que representa um aumento de 6% relativamente ao período homologo do ano transato.

Vê ainda: Samsung Galaxy J3 2017 chegará com variante Dual-SIM

Entre os smartphones mais vendidos encontramos terminais das habituais Apple e Samsung. Mas a surpresa desta top vai mesmo para OPPO, que conseguiu intrometer-se entre os grandes do mercado e obter resultados que talvez poucos esperavam. E olhando ao top, podemos ver que, nos primeiro e segundo lugares, temos a inevitável Apple, com o iPhone 7 e iPhone 7 Plus a ocuparem, respetivamente, os lugares cimeiros. Com 21.5 milhões de unidades vendidas no caso do iPhone 7 e 17.4 milhões no caso do 7 Plus, a Apple mantém-se numa liderança que parece perdurar no mercado dos dispositivos móveis, representando estes, em conjunto, 11% da parcela total do mercado (market share).

No terceiro lugar temos a marca mais inesperada deste top. A OPPO faz-se representar através do seu topo de gama OPPO R9s, revelando um número de vendas surpreendente. É que, nos primeiros três meses do ano, o R9s vendeu cerca de 8.9 milhões de unidades, o que revela e bem o poderio da marca no mercado chinês e vizinhança.

Isto prova que, mesmo sem chegar ao mercado europeu, norte-americano e sul-americano, as marcas podem, apenas com o mercado asiático, atingir patamares de topo. Isto torna-se cada vez mais claro, com marcas como a OPPO e a Vivo a terem imenso sucesso mesmo sem expandirem horizontes, enquanto que a Xiaomi vai tardando em chegar à grande maioria dos mercados.

Os ultimos dois lugares neste top 5 são da responsabilidade da Samsung. No entanto, poucos poderiam adivinhar quais os smartphones que ocupam estes lugares. Apesar das linhas Galaxy S e Galaxy A serem as mais famosas, durante o primeiro trimestre de 2017 coube à linha de gama-baixa Galaxy J representar a Samsung nos smartphones mais vendidos. Assim, no quarto lugar encontra-se o Samsung Galaxy J3 (2016) com 6.1 milhões de unidades vendidas, enquanto que no quinto lugar temos o Galaxy J5 (2016), que atingiu os 5 milhões de unidades vendidas. Aguardando os seus sucessores para 2017, estes dispositivos parecem ser ainda muito procurados, pelo que, aquando do lançamento das suas novas versões, estes poderão voltar a fazer sucesso nas vendas.

O que achaste deste top? Deixa nos comentários a tua opinião e continua a seguir a 4gnews para mais noticias.

Outros temas relevantes:

A Xiaomi vai vender smartphones na América do Norte pela primeira vez

O que se pode esperar por parte da Microsoft na Build 2017

Oukitel K10000 Pro é o smartphone ideal para um festival de verão!