TOP 10 - Samsung, Apple, Huawei e as maiores construtoras de 2017

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

De acordo com os dados da agência PodCast 4gnews vemos agora os números detalhados sobre cada uma das principais construtoras.

Top 10 - Samsung, Apple, Huawei e muito mais...

Antes de mais, o mercado global de smartphones cresceu 3% face ao ano passado neste segundo trimestre de 2017 que terminou em junho passado.

É um crescimento modesto de apenas 1 dígito devendo este valor aumentar um pouco na segunda metade do ano devido ao lançamento do próximo Apple iPhone e, consequentemente, da troca pelo novo modelo.

Teremos também alguns lançamentos de outras marcas como a Samsung e o lidera o mercado chinês e continua a crescer a dois dígitos.

Huawei e o crescimento da China neste Top 10

Estas três gigantes chinesas apostarão em novos mercados como a Índia, África e o sul da Ásia para não só se expandirem para novas áreas como para aliviar alguma pressão do mercado chinês, cada vez mais saturado.

Notamos que as construtoras estão a lutar para se diferenciarem uma das outras, tentando encontrar novo hadware, desde os ecrãs sem margens ou bezels até à aposta nas assistentes virtuais ou nas câmaras duplas, a mais recente tendência do mercado.

De momento esta diferenciação está a ocorrer no segmento de gama alta mas em 2018 veremos estas mudanças a chegar ao segmento de gama média.

Estado do mercado no 2º trimestre de 2017

  • Mercado global cresceu 3% no número de smartphones vendidos, atingindo as 365 milhões de unidades no 2º trimestre de 2017
  • TOP 10 das maiores construtoras totalizam 76% de todos os smartphones vendidos neste 2º trimestre de 2017
  • Xiaomi, Vivo, Oppo e a Huawei foram as marcas com crescimento mais acelerado fora da China.
  • Perto de 1/3 de todos os smartphones vendidos pelas construtoras chinesas (Xiaomi, Huawei, Oppo, etc) destinam-se ao mercado global.

Top 10 - As maiores marcas em 2017

1º Lugar- Samsung

  • Samsung lidera o mercado dos smartphones com 22% de market share.
  • A gigante sul-coreana registou um aumento de 4% no volume de smartphones vendidos neste último trimestre face ao mesmo período de 2016.
  • Comparativamente com o 1º trimestre de 2017, o número de smartphones vendidos pela Samsung permaneceu praticamente inalterado.
  • Margem de lucro aumentou neste período devido às excelentes vendas dos Samsung Galaxy S8 e S8+
  • Equipamentos de gama média (Samsung Galaxy A e Samsung Galaxy J) registaram uma quebra nas vendas.

2º Lugar- Apple

  • Apple permanece em 2º lugar no mercado de smartphones tendo a venda abrandado devido à proximidade do próximo lançamento de Apple iPhone's em setembro. Mesmo assim, as vendas aumentaram 1% neste último trimestre face ao mesmo período de 2016.
  • A procura por iPhone's de gerações anteriores manteve-se forte em mercados como a Índia, Rússia, Vietname, Indonésia e outros mercados em rápido crescimento.
  • Vários consumidores preferem esperar pelo lançamento do próximo Apple iPhone, o dito iPhone 8 comemorativo do 10º aniversário do smartphone da Apple.
  • Apple perdeu terreno na China uma vez que a Huawei, Oppo e Vivo cresceram mais do que previsto neste último trimestre.

3º Lugar- Huawei

  • Huawei continua em 3º lugar com 38.4 milhões de unidades vendidas. Um aumento de 20% neste último trimestre face ao mesmo período de 2016.
  • Huawei lidera o mercado chinês neste 2º trimestre mantendo-se à frente das rivais devido ao seu topo de gama P10 e às ofertas de gama média como os Nova.
  • Sub-marca Honor está a crescer na Europa

4º e 5º Lugar

  • Em 4º e 5º lugar temos a Oppo e a Vivo com 8.4% e 6.6% do market share, respectivamente. Ambas as marcas cresceram significativamente devido à sua expansão para o mercado indiano.

6º Lugar- Xiaomi

  • Em 6º lugar temos a Xiaomi que mereceu o título de marca com crescimento mais rápido durante este último trimestre. Com um crescimento anual que superou os 60% superou todas as possíveis expectativas!
  • A Xiaomi vendeu 23.2 milhões de smartphones durante este período, um valor que lhe arrecadou 6.6% do market share global.
  • O sucesso da Xiaomi deveu-se ao seu novo topo de gama que usufruiu de forte procura, o Xiaomi Redmi Note 4X também contribuiu imenso para este crescimento surpreendente.

7º Lugar- LG

  • Em 7º lugar temos a sul-coreana LG que vendeu 13.3 milhões de smartphones neste 2º trimestre de 2017.
  • As vendas foram boas no continente europeu e asiático. Contudo, o número de smartphones vendidos diminuiu 4% face ao mesmo período de 2016. As vendas no mercado norte-americano também caíram face às fracas vendas do seu topo de gama, LG G6.

8º, 9º e 10º Lugar

Por último encontramos a ZTE em 8º lugar com 3.3% do market share global neste trimestre. Em seguida, no 9º lugar temos a Lenovo que detém a marca Motorola e que tem sentido ma forte competição no mercado indiano e também na América Latina, mercado onde a Motorola é especialmente forte.

Fechando a lista, em 10º lugar temos a Alcatel, agora controlada pelo grupo TCL que também detém a BlackBerry. Estas duas últimas classificadas viram as suas vendas abrandar ou mesmo diminuir devido à crescente concorrência.

Para mais informações sobre tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Chegamos a meio de 2017 e este é o panorama geral, o TOP 10 das maiores marcas no mercado dos smartphones. Pergunto-vos agora se o vosso smartphone faz parte desta lista e se sim, qual é a vossa máquina?

Outros assuntos relevantes:

DOOGEE BL5000 – Parece o smartphone Honor 9 e custa menos de €120

Elephone Fighter: marca alega que a bateria durará para 20 dias

Niantic Pokémon Go: Já está disponível o novo lendário Pokémon

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.