Os smartphones podem ser catalogados de acordo com a pontuação obtida em diversas plataformas de testes como a AnTuTu, Geekbench ou Master Lu. Agora, baseámo-nos nos resultados desta última para compilar o Top 10 de smartphones mais poderosos.
Em particular esta plataforma dedica bastante atenção à capacidade de processamento dos núcleos neurais, de dedicados à Inteligência Artificial (IA). Os resultados foram agora publicados através da rede social chinesa Weibo aferindo-se ao primeiro semestre do ano.
Estes são os 10 smartphones Android mais poderosos do 1.º semestre
- Xiaomi Black Shark 4 Pro
- ASUS ROG 5
- ZTE Nubia Red Magic 6 Pro
- Vivo X60 Pro+
- iQOO 7
- Xiaomi Mi 11 Ultra
- OPPO Find X3 Pro
- Realme GT
- OnePlus 9 Pro
- Xiaomi Redmi K40 Pro
Em destaque - nos três primeiros lugares - temos smartphones gaming, dedicados aos jogos, com grandes quantidades de memória RAM (12 GB a 16 GB), além de poderosos sistema de refrigeração para que o desempenho não seja afetado pelo calor.
De igual modo, esta lista torna clara a predominância do processador Snapdragon 888 da Qualcomm, presente em todos os dez smartphones mais poderosos de 2021. Torna evidente a sua supremacia sobre as alternativas da MediaTek e da própria Qualcomm.
Não obstante, o nosso louvor tem que ir para o Xiaomi Black Shark 4 Pro, sendo não só o smartphone mais poderoso do 1.º semestre, como também um dos mais acessíveis. Logo em segundo lugar, o ASUS ROG 5 é consideravelmente mais caro.
A versão Pro do Xiaomi Black Shark 4 é o líder deste Top 10
O motivo de tamanha pontuação para o Xiaomi Black Shark 4 Pro assentará sobretudo no seu mecanismo de arrefecimento. De acordo com a fabricante, é usada uma nova geração de refrigeração multi-camada para maior eficiência, com os resultados à vista.
Ficando acima dos seus pares, a versão Pro obteve 938,991 neste benchmark, destacando-se da concorrência. Ainda assim, graças à presença do Snapdragon 888 temos até alguns dispositivos que podem ser considerados de gama média/alta neste Top 10.
Observamos ainda uma dominância plena das fabricantes sediadas na China, com particular destaque para a Xiaomi, a terceria maior fabricante mundial de dispositivos móveis.
Veja-se, por exemplo, o Redmi K40 Pro (POCO F3), bem como o Realme GT, este último extremamente acessível, custando desde 599 € na Amazon.ES.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi POCO F3 GT: preço e cores do smartphone revelados
- Razer Barracuda X: eis os novos auscultadores sem-fio para PC, Nintendo Switch, PS5 ou Android
- Amazon Kindle está em promoção. Compra o e-reader ao preço mais baixo