
Operação “viajar sem pressa” decorre entre 14 e 20 de outubro
Depois de sabermos onde vão estar os radares de velocidade no mês de outubro, é agora tempo de conhecermos a operação “viajar sem pressa” que arranca já hoje por todo o país e decorre até ao próximo dia 20 de outubro.
Esta campanha é uma ação conjunta entre a ANSR, PSP e GNR e vai contar com operações de fiscalização e sensibilização para o excesso de velocidade. Tal como a ANSR informa no seu site oficial as ações previstas vão decorrer nos seguintes locais e horas:
- 14 de outubro 2025, 14h – Avenida da Índia, Lisboa
- 15 de outubro 2025, 22h – Rotunda das freguesias, Redoma de Alenquer
- 16 de outubro 2025, 14h – Avenida São Lourenço da Barrosa, Portimão
- 17 de outubro 2025, 14h – EN 125 km 73, 400, Fontaínhas, Albufeira´
- 20 de outubro 2025, 9h – EN 3, Calçadinha, Santarém
A ANSR informa que esta campanha vai incluir também operações de fiscalização efetuadas pela PSP e GNR, “com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário”.
A operação “viajar sem pressa” pretende reduzir o risco de ocorrência de acidentes e impulsionar a adoção de comportamentos mais seguros, por parte dos condutores.
Mais uma campanha em novembro
Esta operação “viajar sem pressa” é a décima das 11 campanhas planeadas para esta ano, informa a ANSR. A mesma autoridade avança ainda que em novembro vai realizar a ação que falta para completar o plano traçado para o ano de 2025.
A ANSR, GNR e PSP recordam que “a velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais”. As autoridades portuguesas também fazem contas e garantem que numa viagem de 20 quilómetros, “aumentar a velocidade de 50 para 60 km/h, permite ganhar apenas 4 minutos”.