O ano de 2023 no TikTok foi grande evolução, com a comunidade a explorar life hacks, músicas nostálgicas e a prosperidade de pequenos negócios. A plataforma tornou-se um lugar onde a autenticidade é celebrada, e a curiosidade dos utilizadores por novas perspetivas, comunidades e histórias não conheceu limites.
A quarta previsão anual de tendências da TikTok, o Relatório What's Next 2024, dá-nos agora uma visão privilegiada das mudanças nos desejos e necessidades da comunidade TikTok. Sofia Hernandez, Global Head of Business Marketing for TikTok, destaca a crescente criatividade e como a "creative bravery" será incorporada no quotidiano dos utilizadores e das marcas.
Três categorias de tendências emergentes
O relatório divide as tendências emergentes em três categorias principais: curiosidade aguçada, narração de histórias e construção de confiança. Cada uma delas representa um aspeto-chave das mudanças comportamentais e de interesses na plataforma.
- Curiosidade aguçada: o TikTok tornou-se um hub para descobertas inexploradas, com utilizadores 1,8 vezes mais propensos a explorar novos temas. Marcas como a Clinique já estão a aproveitar esta tendência, para gerar um aumento significativo na taxa de conversão e cliques.
- Narração de histórias: A narrativa no TikTok está a evoluir, com histórias que começam antes do início e várias tramas a desenrolarem-se simultaneamente. A IGG, com o lançamento do jogo Viking Rise, é um exemplo de como a narrativa no TikTok está a revolucionar a forma tradicional de contar histórias.
- Construção de confiança: a confiança entre consumidores e marcas está em transformação. Marcas como a Makuku têm utilizado o TikTok para criar canais diretos de comunicação com a sua audiência, o que resulta num aumento substancial de vendas.
Os anúncios no TikTok têm demonstrado um impacto significativo na perceção da marca e na lealdade dos consumidores. Após visualizarem anúncios na plataforma, os espetadores mostram maior confiança, lealdade e identificação com a marca.
O relatório baseia-se em dados da equipa Global TikTok Marketing Science e inclui estudos de pesquisa encomendados a terceiros. Utilizaram-se abordagens mistas, incluindo inquéritos quantitativos e análises avançadas. O relatório reflete as tendências mais amplas de 2023 e 2024.