TikTok implementa legendas automáticas para reforçar a acessibilidade

Rui Bacelar
Comentar

A medida pretende melhorar a acessibilidade da aplicação. São legendas geradas automaticamente nos vídeos do TikTok para dar aos criadores de conteúdo mais ferramentas que tornem as publicações acessíveis a quem tem, por exemplo, um défice auditivo.

Esta nova opção aparecerá após a gravação ou carregamento do conteúdo, no menu de edição do mesmo. Aí, os criadores de conteúdo para a rede social TikTok poderão ativar a opção de legendas automáticas antes de efetuar a publicação.

A app TikTok tem uma nova ferramenta para os criadores de conteúdo

TikTok legendas

A novidade foi hoje (7) anunciada pela TikTok no seu blog oficial. Aí, a empresa sublinha a importância da inclusão na sociedade, pois quando uma pessoa se sente incluída, estará mais à vontade para se expressar e interagir com a comunidade. Esta é a ratio avançada.

Partindo desta premissa a TikTok afirma continuar a trabalhar no sentido de tornar a sua rede social acessível ao maior número possível de utilizadores. Querendo criar e manter uma comunidade diversa, as ferramentas e opções de acessibilidade são, portanto, uma das prioridades da tecnológica.

Para cumprir com esta missão a TikTok introduz agora as legendas automáticas. A opção, para já disponível apenas em inglês e japonês, operará de forma simples, sem que o criador de conteúdo tenha que ter mais trabalho a não ser tocar em alguns botões.

Desse modo serão apresentadas legendas no vídeo, criadas automaticamente. É um recurso simples que pode melhorar a fruição dos conteúdos por pessoas com hipoacúsia (dificuldades auditivas).

As legendas automáticas chegarão gradualmente a mais países e idiomas

I GOT THE TIK TOK CAPTIONS pic.twitter.com/QU0eIopCcZ

— kenz (@sevreds) 4 de abril de 2021

A par das pessoas com dificuldades auditivas as legendas automáticas também ajudarão o utilizador comum a desfrutar dos conteúdos quando não podem, ou não querem ativar o áudio dos mesmos. Dependendo do contexto, será uma ferramenta útil.

Note-se ainda que os serviços de transcrição e legendagem automática têm melhorado significativamente ao longo dos anos. Em parte devido aos algoritmos de inteligência artificial, bem como outras implementações de software para o mesmo efeito.

Veja-se, por exemplo, a opção presente no Google Chrome para o mesmo fim. Aí também já podemos ativar as legendas em tempo real para usufruir dos mais variados conteúdos reproduzidos no browser.

Mais ainda, também nos serviços Google Meet e Zoom as legendas automáticas têm sido implementadas. À medida que estas plataformas crescem em popularidade também as suas ferramentas de acessibilidade têm vindo a melhorar.

A empresa fez saber, por fim, que o suporte para novos países e idiomas será gradualmente adicionado à sua rede social.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.