A rede social TikTok decidiu finalmente tirar proveito da tecnologia LiDAR implementada no iPhone Pro e iPhone 12 Pro Max, lançando um novo filtro AR (realidade aumentada) que consegue tirar proveito da nova tecnologia, resultando num efeito muito mais realista capaz de interagir com o ambiente.
Para já, o único filtro é o de uma bola de celebração do novo ano, que após uma contagem decrescente explode, libertando centenas de confetti. Como se pode ver no tweet publicado pelo TikTok no Twitter, a integração do sistema LiDAR da Apple permite alcançar um resultado muito mais realista.
Após a explosão de confetti, vemos que o filtro AR consegue reconhecer não só a posição exata do utilizador, mas também de todos os objetos presentes ao seu redor. A acumulação de confetti nos seus braços é evidente, caindo depois para o sofá assim que este sai de cena.
TikTok não é a primeira rede social a tirar proveito do módulo LiDAR da Apple
Ainda que se possa considerar inovador, é importante realçar que não foi o TikTok a primeira rede social a lançar um filtro AR que consegue tirar proveito das avançadas capacidades do sistema LiDAR da Apple. A primeira rede social a fazê-lo foi o inevitável Snapchat, que lançou os primeiros filtros em outubro de 2020.
Ainda que não tenha revelado informações concretas sobre os planos para 2021, o TikTok confirmou que irão lançar muitos outros filtros que tirem proveito do LiDAR.
Esperemos que consigam melhorar consideravelmente a prestação dos filtros AR, visto que apesar de impressionante, o seu primeiro filtro não é tão realista como seria de esperar.
No exemplo publicado no Twitter, é fácil perceber que o utilizador e o sofá não se encontram no mesmo plano de profundidade, não fazendo muito sentido que o sofá apenas "receba" confetti após o utilizador sair de cena. Ainda assim, não deixa de ser um filtro AR que oferece um resultado final muito mais realista.
Editores 4gnews recomendam:
- Facebook remove o botão de "Like" nas páginas públicas
- WhatsApp e Facebook Messenger batem recordes históricos no último dia de 2020
- WhatsApp: não te deixes enganar pelo novo engodo que corre na plataforma