A rede social mais recente do grupo Meta é a Threads, uma espécie de rival do Twitter integrada no ecossistema do Facebook e Instagram, lançamento que rapidamente se tornaria num fenómeno de popularidade.
Todavia, pouco mais de uma semana após a sua chegada, o furor parece ter-se transformado em fumo, com cada vez menos utilizadores ativos.
Ainda que a Threads ofereça muito daquilo que podemos encontrar no Twitter. Além da facilidade na migração dos utilizadores do Instagram para a nova plataforma, certo é que não deixa de ser um "clone" do Twitter.
Threads tentou substituir o Twitter de Elon Musk
Além disso, a política de privacidade do grupo Meta continua a ser uma pobre desculpa para recolher as mais variadas métricas dos utilizadores o que lhe valeu um bloqueio na União Europeia.
Face ao exposto, é sem grande surpresa que damos agora conta do acalmar deste pico inicial de popularidade. Fomentado em parte pelo descontentamento com algumas das atitudes de Elon Musk e da própria plataforma do Twitter, o Threads atingiu mais de 100 milhões de utilizadores cerca de uma semana após o seu lançamento.
Com efeito, a Threads tornar-se-ia numa das redes sociais com crescimento mais rápido ao totalizar mais de 100 milhões de novos utilizadores em poucos dias. Todavia, à medida que o fator novidade se desvanece, também o envolvimento, interesse e utilização da aplicação em questão começaria a diminuir.
Interesse dos utilizadores na Threads está a desvanecer
Em causa estão dados de entidades como o Sensor Tower e da SimilarWeb, tal como avança a CNBC. Na prática está uma quebra de cerca de 20% nos utilizadores ativos diários entre a última terça e quarta-feira face aos valores registados na semana anterior.
Mais ainda, foi também apontado um decréscimo de 50% no tempo médio gasto pelos utilizadores na aplicação, caindo de 20 minutos para 10 minutos, segundo as últimas métricas. Uma mesma realidade foi registada pela SimilarWeb, apontando que o tempo gasto na Threads passou de 20 minutos em 6 de julho para cerca de 8 minutos em 10 de julho.
Twitter continua a afirmar-se como "a rede social" apesar da nova Threads
Por outro lado, os dados da Similarweb apontam uma queda de cerca de 25% nos utilizadores ativos diários entre 7 de julho e segunda-feira. Importa frisar que estes dados têm em consideração os smartphones Android em todo o mundo.
Por fim, foi revelado pela empresa de análise que havia cerca de 36,6 milhões de utilizadores ativos no Android na segunda-feira. A propósito, recordamos que a Threads não está disponível na Europa (espaço comunitário), nem existe previsã de chegada.
Editores 4gnews recomendam: