A ideia de uma cidade futurista tem alimentado os sonhos de milhões de cidadãos ao longo dos tempos. Alguns governantes, milionários e empresas têm mesmo tentado dar o salto para a concretização de novos locais que cumpram um visão de futuro em sociedade, sempre com muita tecnologia à mistura.
Disso são exemplos o incrível projeto saudita Neom, do qual o edifício de 170 Km de cumprimento ‘The Line’ é o expoente máximo, ou a cidade sustentável que Elon Musk não se cansa de apregoar pretender construir em Marte.
Mas se estes são, acima de tudo, projetos utópicos, ainda muito longe de uma concretização prática, outras ideias chegam mesmo à realidade.
É o caso da The Wooven City, a cidade futurista que a Toyota voltou a destacar na CES de 2025, e que já este ano começa a receber os primeiros habitantes.
Tecnologia, sustentabilidade e... Monte Fuji
Com uma área total de 170 hectares, a The Woven by Toyota (WbyT) está localizada na zona da antiga fábrica Higashi-Fuji da Toyota Motor East Japan, na cidade japonesa de Susono, com o Monte Fuji em fundo.
A filosofia aplicada na sua conceção é semelhante à que tem inspirado muitas cidades futuristas já idealizadas um pouco por todo o mundo, propondo um espaço sustentável, repleto de tecnologia, comunicações integradas, Inteligência Artificial e automatização generalizada.
Na sua base estarão os ‘Inventors’ - empresas parceiras que vão desenvolver projetos específicos para a usar na The Wooven -, bem como os ‘weavers’ (ou tecelões, em homenagem às primeiras máquinas fabricadas pela Toyota) - pessoas e entidades externas que darão o seu contributo para testar e melhorar os resultados desses projetos.
A cidade será totalmente sustentável em termos energéticos e servirá de ensaio a meios de mobilidade autónomos, além de ser um ‘laboratório vivo’ para tecnologias de comunicação e de outras soluções para desafios sociais.
“A Woven City é uma pista de testes para a mobilidade, onde os ‘Inventores’ que partilham o compromisso de trabalhar para alguém que não eles próprios podem desenvolver, testar e validar produtos e serviços inovadores. Estes inventores incluem a Toyota e as empresas do Grupo Toyota, como a WbyT, bem como empresas externas, startups e empreendedores individuais” - refere a Toyota no comunicado apresentado no dia inaugural da CES 2025.
100 habitantes chegam no próximo outono
Apresentada em fevereiro de 2021, enquanto projeto essencial para apoiar a transformação da Toyota numa empresa de mobilidade, a The Woven by Toyota viu concluída a construção da sua Fase 1 há cerda de dois meses.
Esta fase inclui os edifícios e infraestruturas de apoio da área inicial para atividades de co-criação, já certificadas com o selo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) para comunidades.
A partir do outono de 2025 começarão a chegar à The Wooven os primeiros 100 residentes, na sua maioria funcionários da Toyota e da WbyT e respectivas famílias. A expansão da Fase 1 prevê a instalação de um total de 360 habitantes, até um total de 2 mil pessoas que lá poderão viver.
Além das empresas parceiras que já garantiram a sua instalação na cidade da Toyota, a empresa está em negociações com ‘gigantes como a ENEOS, Nippon Telegraph and Telephone Corporation (NTT) ou a Rinnai Corporation, prevendo também iniciar este verão um programa de aceleração para startups externas, empresários, universidades e instituições de investigação.