A tinta de cabelo que reage ao mundo em redor "The Unseen"

Margarida Moura
Margarida Moura
Tempo de leitura: 3 min.

"The Unseen". Por vezes, cansamos-nos da nossa cor de cabelo, até diria de nós. Pensamos que se pintarmos o nosso cabelo podemos mudar a perspectiva que as pessoas tem de nós assim como de nós mesmos.

Sim, já passei por isso, naturalmente com o cabelo em tons de mel decidi pintá-lo de ruivo como a Pamela Courson (uma das musas de Jim Morrison, The Doors). No inicio, adorei a experiência mas conciliar um tom criado quimicamente com um natural é em si um desafio, o que resultou num tom pouco definido. Por isso rapidamente me arrependi, apercebi-me que tentei mudar o que melhor ficava em mim.

Vê também: Que aplicações uso no meu OnePlus 3

Agora, imagina que essa transição é bem feita e que o teu cabelo pudesse ser azul na camada exterior e loiro no seu interior, ou um tom preto que muda para um tom vermelho quando coras. Não, não é nenhuma referência ao Harry Potter mas um prodígio real de "moda de laboratório".

A empresa "The Unseen" concilia o design com elementos químicos para criar a chamada "moda reactiva". A patente desta marca concentra-se na mudança de cor através da tecnologia, concentrando-se na ciência dos materiais e dados para criar tintas, compostos e revestimentos que resultam em roupas que mudam de cor dependendo do ambiente que os envolve, expostas a diferentes temperaturas ou à humidade . Dentro do círculo da moda, Bowker é conhecida como "A Alquimista".

A moda reactiva da The Unseen

A sua mais recente criação "FIRE" baseia-se numa tinta de cabelo que revela uma matriz de cores anteriormente invisível.

Projectado para ser sensível às diferenças de temperatura, está disponível nas mais variadas cores, desde o vermelho chamativo a tons mais discretos.

Os dados utilizados para criar esse corante derivam do processo de termorregulação presente na pele humana e a cor muda como reacção química a um certo estimulo, neste caso, qualquer mudança ambiental.

Quando a temperatura sobe ou desce, as moléculas constituídas de carbono no núcleo do corante FIRE sofrem uma reacção reversível.

Uma das moléculas é mais estável do que a outra, e essa reacção produz uma molécula com uma absorção ligeiramente diferente da luz, criando assim uma cor diferente.

As tintas de cabelo pode conter uma série de produtos químicos irritantes e tóxicos, danificando o cabelo e até mesmo o couro cabeludo. Algo que a The Unseen quer combater.

Vê também: Nokia 8 : Se este for o topo de gama da Nokia…

No entanto a criação"FIRE" da "The Unseen" neutraliza os elementos tóxicos através de um processo de estabilização polimérica, no qual as moléculas nocivas são envolvidas dentro de cadeias de polímero de modo a reduzir os seus efeitos negativos.

A fórmula química ainda precisa ser optimizada e avaliada em termos de toxicologia antes de se tornar disponível para uso comercial. A tecnologia e a química, cada vez mais ao nosso dispor e para nossa satisfação.

The Unseen em colaboração com a Swarovski

Lauren Bowker ressalta que a fórmula química envolvida na produção de"FIRE" é uma mistura cuidadosa: "Pela forma como formulamos o corante, estamos confiantes de que não haverá danos no couro cabeludo e nenhum efeito significativo nas próprias fibras capilares."

O produto da "The Unseen" tem a sua estreia na London Fashion Week em colaboração com a Storm Models, no qual mostram a variedade de cores que podem ser produzidas pela fórmula única da Bowker.

Mais do que um simples acessório de moda, o trabalho de Bowker na "The Unseen" é de igual importância em termos de consciencialização sobre a criatividade na ciência.

Com este exemplo de engenharia química inovadora, Bowker espera "incentivar as mulheres jovens a seguir ciência e engenharia.

A cada dia que passa vemos inovações como esta na área da química, ciência, engenharia e da tecnologia mas fiquei surpreendida pelas duas se unirem em prol da moda e da liberdade de expressão e estilo. Parabéns à "The Unseen".

Outros assuntos relevantes:

Data de apresentação dos processadores “Pinecone” da Xiaomi revelada!

YouTube vai acabar com a publicidade de 30 segundos

E se o novo smartphone LG G6 for mesmo assim?