Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

The Game Awards 2025: o ano em que os indies atropelaram os grandes estúdios

O cenário indie foi o grande destaque do "Oscar dos videogames" deste ano.

The Game Awards 2025: o ano em que os indies atropelaram os blockbusters

A edição de 2025 do The Game Awards coroou na última quinta-feira (11) os melhores jogos do ano, com os títulos indie a dominar a premiação. Clair Obscur: Expedition 33, jogo de estreia do estúdio Sandfall Interactive em parceria com a Kepler Interactive, levou o principal prémio de Jogo do Ano e também de outras 8 categorias.

Outros destaques importantes da cerimónia

Entretanto, outros grandes títulos de 2025 foram premiados na cerimónia. Outro grande destaque foi Hades II, jogo indie da desenvolvedora SuperGiant que venceu o prémio de Melhor Jogo de Ação.

No campo técnico, Battlefield 6 brilhou ao vencer Melhor Design de Áudio, um reconhecimento importante para a série da EA, conhecida pelo realismo sonoro em batalhas de grande escala.

Hollow Knight: Silksong, o jogo indie mais aguardado da década, levou para casa o prémio de Melhor Jogo de Ação/Aventura.

Death Stranding 2: On The Beach, o novo jogo do renomado diretor Hideo Kojima, foi indicado a Melhor Direção, Melhor Narrativa, Melhor Direção de Arte e Melhor Banda Sonora, mas terminou a noite sem levar nenhum prémio.

Outro grande título de 2025, Kingdom Come: Deliverance 2, RPG medieval muito aclamado pela crítica — indicado às categorias de Melhor RPG, Melhor Narrativa e Jogo do Ano — também não conquistou nenhum prémio.

Prémios de jogos contínuos, comunidade e impacto

O palco dos jogos contínuos e do apoio à comunidade também teve vencedores esperados: No Man’s Sky levou o prémio de Melhor Jogo Contínuo, e Baldur’s Gate 3 foi reconhecido com Melhor Suporte à Comunidade.

Entre os jogos com impacto social e inovação em acessibilidade, South of Midnight foi eleito na categoria Games for Impact e Doom: The Dark Ages venceu em Inovação em Acessibilidade.

Lista completa de vencedores adicionais

  • Melhor Jogo Indie e Melhor Debut Indie: Clair Obscur: Expedition 33

  • Melhor Multiplayer: Arc Raiders

  • Melhor Jogo de Estratégia/Simulação: Final Fantasy Tactics – The Ivalice Chronicles

  • Melhor Jogo Mobile: Umamusume: Pretty Derby

  • Melhor VR/AR: The Midnight Walk

  • Melhor Jogo de Família: Donkey Kong Bananza

  • Melhor Jogo de Desporto/Corrida: Mario Kart World

  • Melhor Jogo de Luta: Fatal Fury: City of the Wolves

Vencedores no segmento de eSports

No campo dos eSports, Counter-Strike 2 foi eleito Melhor Jogo de eSports, Chovy (Jeong Ji-hoon) foi o Melhor Atleta de eSports e a equipa Team Vitality recebeu o prémio de Melhor Equipa de eSports. Já na categoria Creator of the Year, o troféu foi para o streamer e youtuber norte-americano MoistCr1TiKaL.

Prémios especiais da noite

Entre os prémios especiais, Grand Theft Auto VI foi eleito o Jogo Mais Aguardado, enquanto a escolha dos jogadores ficou com Wuthering Waves, vencedor do Players’ Voice, categoria cujo vencedor é 100% definido pela comunidade de jogadores.

Acompanhaste o TGA 2025? O que achaste dos jogos vencedores? Achas que aconteceu alguma injustiça neste ano? O teu jogo de 2025 foi premiado ou ficou fora da lista? Conta-nos nos comentários abaixo.

Clair Obscur: Expedition 33
O jogo do ano está em oferta!Clair Obscur: Expedition 33Lidera a expedição, combate por turnos, mundo belo e emotivo, chega em abril de 2025
39,99 €Amazon
51,99 €-23%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
 William Schendes
William Schendes
Jornalista e criador de conteúdos, escreve sobre tecnologia, videojogos e cibersegurança desde 2022. No 4gnews, escreve sobre as novidades do mundo tech, mas anteriormente já produziu de tudo um pouco: reviews, reportagens, artigos especiais e tutoriais.